segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Quão desesperantes serão os 107 dias que ainda faltam para a "múmia" regressar ao Poço!...



Dois pesos, duas medidas


«1. Depois de ter nomeado e empossado um governo minoritário que, mesmo que tivesse passado na AR, não teria obviamente nenhuma viabilidade, sujeito a derrotas parlamentares contínuas e a cair à primeira dificuldade séria (que poderia ser o primeiro orçamento), Cavaco Silva não tem nenhuma autoridade política para fazer exigência de prova antecipada de estabilidade governamental a um Governo do PS constituído na base de um acordo de sustentação parlamentar maioritário.
Há limites para a duplicidade de critérios, que além do mais criaria um grave precedente político de abuso do poder presidencial quanto ao controlo prévio da estabilidade governativa.

2. Constitucionalmente só há duas instituições que podem pôr em causa a estabilidade de um Governo do PS apoiado pelo PC e pelo BE, que são a AR, de quem os governos dependem exclusivamente, e o próximo Presidente da República, se resolver dissolver a AR e convocar eleições antecipadas (correndo o risco de um tiro pela culatra). O actual inquilino de Belém não se conta entre elas.

Tudo indica que Cavaco Silva, apesar de não ter outra alternativa governativa disponível, está mesmo apostado num braço de ferro que no mínimo arrasta a actual situação de indefinição política, com os inerentes prejuízos para o País, e que, no limite, corre o risco de criação de um grave impasse político.»

Um monstro, um monstro maquiavélico, senão mesmo inclassificável, aquele que os portugueses colocaram há dez anos em Belém!...

Quão desesperantes serão os 107 dias que ainda faltam para a "múmia" regressar ao Poço!...

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário