segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O que será da Direita quando desarmada?!...


A aliança do PS, com o PCP e o Bloco de Esquerda vai convencer o Presidente da República?

«... Como se caminha? Caminhando. Acredito que esta viragem no debate político é um episódio estrutural, profundo, que veio para ficar. Quando se derruba um muro e ele cai em mil pedras dá muito trabalho para que, uma a uma, as pedras reconstituam o muro. Isto lança um processo prolongado, complexo, com avanços e recuos, mas que se orienta irreversivelmente. Não acredito que haja um big-bang, as coisas vão-se construindo, mas que veio para ficar, veio. É isto que preocupa a direita, que sabe que não é uma questão de conjuntura...»
(João Cravinho, entrevista ao jornal Público)

Considero de relevante importância para a compreensão do momento político actual em Portugal, a entrevista a João Cravinho que o jornal Público, através dos seus jornalistas Cristina Ferreira e Nuno Ribeiro, hoje publicou e de que, pela sua extensão, apenas retirei o excerto acima, mas cuja leitura integral recomendo vivamente. (LINK) 

E o pensamento mais importante que retiro das palavras do antigo ministro e deputado socialista, estará na sua convicção, que também é a minha, de que "a Direita está preocupada porque a aliança de esquerda não sofrerá o big-bang!"

De facto, pese embora ter-se positivamente "passado dos carretos", a Direita atravessa um momento de preocupação que me parece único ao longo de toda a nossa vida democrática nos últimos 40 anos, exactamente porque "sabe que não é uma questão conjuntural"!

Claro que ao "passar-se dos carretos", a Direita tem vindo a dar nos últimos dias sucessivas rajadas de tiros nos pés! A proposta de alteração da CRP no sentido de permitir a repetição antecipada das eleições de 4 de Outubro sugerida por Passos Coelho e o ostensivo protelamento da posse de António Costa por parte de Cavaco Silva, são flagrantes exemplos do destrambelhamento que acometeu toda aquela gente: a perda das estribeiras, prejudicou-lhes o raciocínio!...

Vive hoje, esta nossa anacrónica Direita, da falsa convicção de que novas eleições lhe restituirão o poder! Porque o pior ainda lhes estará reservado: nunca haverá nada de mais prejudicial que menosprezarmos a inteligência e a força da união dos nossos adversários. 

Alguém já terá dado o mote, apontado o caminho, rasgado novos horizontes que poderão conduzir a uma inapelável derrota desta Direita obsoleta, raivosa, birrenta e trauliteira, através da "COLIGAÇÃO DE LISTAS"!... (LINK) 

E se agora é obsoleta, raivosa, birrenta, trauliteira e profundamente anti-democrática, o que será desta Direita quando desarmada?!...

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário