quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aníbal, estás a ser mais teimoso que um burro !!!...

 
 
Por Nicolau Santos
Quinta feira, 11 de Julho de 2013


O Presidente da República vai certamente guardar para sempre na memória a noite de 10 de Julho de 2013.

Nessa noite, o Presidente disse uma coisa e fez o seu contrário. Apelou aos partidos e entalou três lideranças políticas, acertando contas com Passos Coelho e Paulo Portas e colocando uma batata quente nas mãos de António José Seguro. Actuou em nome da estabilidade e criou muito mais instabilidade. Não aceitou nenhuma das soluções que lhe propunham e tirou uma da cartola que é pior que qualquer das outras.

O que Cavaco propõe é absurdo. Recusa a proposta da coligação, que reforçava o Governo com personalidades de reconhecida qualidade técnica e política e com uma orgânica mais operacional. Recusa eleições antecipadas em nome do cumprimento do acordo com a troika e dos sinais de uma recuperação económica, que só ele vê. E em contrapartida pede ao bom povo português que se conforme com um Governo enfraquecido, que se terá de manter em gestão até 2014, após o qual os partidos se devem entender para realizar eleições antecipadas.

Acha ele que assim se garante a estabilidade e a luz verde da troika na 8ª e 9ª avaliações. Acha ele que assim o Governo terá condições para cortar 4,7 mil milhões de euros na despesa pública em dois anos. E pede ele depois que PSD, CDS e PS se entendam sobre "a governabilidade do país, a sustentabilidade da dívida pública, o controlo das contas externas, a melhoria da competitividade e a criação de emprego", num acordo que, segundo ele, "não se reveste de grande complexidade técnica" e pode ser concretizado rapidamente. Pelo meio, fica a pairar a suspeição de um Governo de iniciativa presidencial, liderado por uma personalidade de reconhecido mérito, mas que teria de passar no Parlamento e que funcionaria apenas até Junho de 2014.

Todo o raciocínio é tão abstruso e o imbróglio que criou tão complicado, que só se pode concluir que o Presidente não está bem. E que é preciso que alguém o avise. Ou que nos salve desta gente que nos conduz.
 
Os "negritos" são da minha responsabilidade e pretendem apenas sublinhar a  interpretação que determinou em mim a convicção, de que Nicolau Santos, ao contrário da "esfíngica figura plantada em Belém", está bem! Estará mesmo em muito boa forma e recomenda-se. Se em vez dos 500 assessores que se atropelam em Belém à volta da "múmia", ele estivesse sózinho por lá, ter-lhe-ia sussurrado algumas verdades ao ouvido e a montanha não pariria mais este roedor descoroçoante e estúpido.

Mas face à dolorosa realidade que Nicolau Santos  refere no último parágrafo do seu texto, como alcançar a imperiosa necessidade que subsequentemente também declara, conhecida que é uma das maiores qualidades da "esfinge", que ultrapassará de longe a clássica inteligência asinina?! A menos que a primeira dama, seja conquistada para a causa e lhe grite um dia destes, no meio de uma escovadela de dentes: "Aníbal, estás a ser mais teimoso que um burro" !!!...

Até breve 

4 comentários:

  1. Há muitos anos, no tempo da outra senhora, Beatriz Costas cantava assim...num refrão...

    Vem cá m'êstepôr
    Tui tens mais valor
    Que muito senhor casmurro...!
    E digo-ta ti
    Cá homens pr'aí
    Mais bestas ca ti
    mê burro...!

    Qualquer semelhança...
    não é pura coincidência...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estupor, é!
      Casmurro, também!
      Palhaço, se o outro o diz...
      Burro?! Embora respeitadores, ele obriga-nos a admiti-lo!...

      Falta muito para ele abdicar?!...

      Eliminar
  2. Volto a repetir uma questão que já escrevi num outro lugar: Cavaco alguma vez esteve bem?!

    O reformado de Boliqueime nunca esteve à altura dos cargos que ocupou!!!

    Porém, como o povo português é masoquista...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou esperto, nem sou bruto,
      Nem bem nem mal educado,
      Sou simplesmente o produto,
      Do meio onde fui criado.
      (Aleixo)

      Abraço

      Eliminar