A montanha sofre! Mas ainda não rebentaram as águas e o "obstetra" mostra a tranquilidade cínica do costume. Pudera, não é ele que sofre as contracções, e pouco se lhe dá o sofrimento da parturiente. Hoje recebeu na "clínica" uma cambada de amigos, que como ele, gostam de tratar das gravidezes dos nossos já velhos e gastos porta-moedas. Ao seu jeito, com dores ou sem elas, mas sem gritos estúpidos e histéricos. Tudo gente boa, gente de classe, por quem o "clínico do poço" gosta de se ver rodeado. Uns croquetes, uma chamuças, uns nacos de paio e outros de "broa de avintes", umas tacinhas de "alvarinho" que a "maria" preparou com desvelo e... a pobre da grávida que se lixe.
14 de Junho de 2011 |
Antes de jantar, recebeu o "pai do nascituro"! Que veio trazer a mala que a montanha já tinha preparado há muitos meses, para quando sentisse as ânsias. E veio também assegurar que a família da "cosa nostra" está agora mais calma e já exibe sorrisos para as televisões, ainda que mantenha o "eclair" cerrado até ao parto, como havia sido acertado entre os dois.
No fim de semana dará um salto até à "mariani", perdão, agora é "gaivota azul", trabalhando o bronze e segunda e terça, com algodão bem dissimulado sobre os tímpanos, receberá aqueles energúmenos familiares da parideira, em pose de inteligente e democrática comiseração e exibindo um irrepreensível e esfíngico sentido de estado.
Rebusquei no meu baú e, bem lá no fundo encontrei a imagem que em cima vos apresento. E lembro-me de ter adivinhado as palavras que o "obstetra" terá então dito ao "pai do nascituro". Vai lá e fecunda-a! E ele foi. A "mulher" nem estava para aí virada! Mas ele, cheio de "macheza", fecundou-a mesmo. E não me venha quem tiver a desdita de me ler, lembrar os nove meses! Há gravidezes e gravidezes. Os "animais", quanto maior for o seu porte, também maior será o período de gestação. Reparem nos elefantes. É isso, a prenhez das "montanhas" é uma coisa parecida.
Passaram dois anos sobre a imagem que vos deixei. Lá para quarta ou quinta, a montanha parirá, naturalmente... um rato! Oxalá nasça de cesariana e o obstetra aproveite e laqueie as trompas da desgraçada!...
Até breve
Gostei do texto.
ResponderEliminarBom fim de semana, esperando a comunicação ao país , já abençoada pelo reformado de Boliqueime, do par reconciliado.
O resto, como dizes, será puro formalismo - com a hipocrisia nata de Cavaco.
E oxalá tenhas razão, mas continuo com dúvidas acerca da nossa capacidade de aprendizagem .
Como se fora um conto de fadas... más!...
EliminarDaquela cabeça esfíngica e curta, jamais poderia sair coisa diferente! É o suicídio político de Passos e do PSD e a ascensão de Portas, que vai agora controlar toda a área económica, acolitado por Pires de Lima.
O Povo não conta para esta gente, nem os milhares de milhões que esta "palhaçada" custou e ainda vai custar, desde que se cumpram os seus desígnios.
Esperam-nos porventura mais dois anos de "escravidão". E não sei se as tuas dúvidas farão mais sentido que a minha esperança...
Um óptimo fim de semana para ti e o meu muito obrigado pela tua presença.