sexta-feira, 15 de março de 2013

A certidão de óbito do NAO !...


SPA não adopta o novo acordo ortográfico, perante as posições do Brasil e de Angola sobre a matéria


A SPA continuará a utilizar a norma ortográfica antiga nos seus documentos e na comunicação escrita com o exterior, uma vez que o Conselho de Administração considera que este assunto não foi convenientemente resolvido e se encontra longe de estar esclarecido, sobretudo depois de o Brasil ter adiado para 2016 uma decisão final sobre o Acordo Ortográfico e de Angola ter assumido publicamente uma posição contra a entrada em vigor do Acordo.

Assim, considera a SPA que não faz sentido dar como consensualizada a nova norma ortográfica quando o maior país do espaço lusófono (Brasil) e também Angola tomaram posições em diferente sentido. Perante esta evidência, a SPA continuará a utilizar a norma ortográfica anterior ao texto do Acordo, reafirmando a sua reprovação pela forma como este assunto de indiscutível importância cultural e política foi tratado pelo Estado Português, designadamente no período em que o Dr. Luís Amado foi ministro dos Negócios Estrangeiros e que se caracterizou por uma ausência total de contactos com as entidades que deveriam ter sido previamente ouvidas sobre esta matéria, sendo a SPA uma delas. Refira-se que também a Assembleia da República foi subalternizada no processo de debate deste assunto.

O facto de não terem sido levadas em consideração opiniões e contributos que poderiam ter aberto caminho para outro tipo de consenso, prejudicou seriamente todo este processo e deixa Portugal numa posição particularmente embaraçosa, sobretudo se confrontado com as recentes posições do Brasil e de Angola.

Lisboa, 9 de Janeiro de 2013
 
De vez em quando surge perante os nossos olhos um efémero relâmpago de inteligente sensatez, desempoeirado discernimento e recusa de alinhamento com a mediocridade de quem nos dirige e a multidão de acólitos que rodeia tão nojenta corja.
Para rematar o grandioso e imparável movimento de massas que recusa submeter-se aos ditames dos grandes interesses de editores e livreiros brasileiros, só faltava este gesto de rotura da SPA. Ele aí está agora, porventura trazendo a derradeira certidão de óbito que faltava, para que o funeral se concretizasse.
 
Até breve



2 comentários:

  1. Aí está uma atitude inteligente!

    Eu nunca percebi a razão do Acordo. Será que a Inglaterra também fez Acordos com as antigas colónias? Desconheço.

    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ai amiga, a Inglaterra é outra loiça!... Nós somos loiça de barro preto. Boa para a chanfana e pouco mais...
    Os ingleses dormem à "night" para o lado que muito bem lhes apetece e borrifam-se para os americanos dormirem à "nite". Deste modo, a língua inglesa permanece imutável e intocável e os grandes autores americanos difundidos em todo o mundo, escrevem respeitosamente como escrevia William Shakespeare. Os australianos, neozelandeses e tantos outros, nem sequer presumem algum dia discutir tal matéria, que diz exclusivamente respeito aos ingleses.
    Nós portugueses sempre fomos e havemos de morrer "mestiços"!
    É um "fado" de que parece jamais nos libertaremos!...

    Um óptimo fim de semana também para ti.

    ResponderEliminar