quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mas afinal o guião reflecte, ou não "reflete" ?!...


Luís Amado, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros  (foto AP)
Mas afinal o guião"reflete" ou não reflecte?!...


Luís Amado diz que Guião da Reforma do Estado «reflete» problemas do país
 
 
Na última terça-feira, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, durante a sessão inaugural do VI Congresso Internacional da África Lusófona - I Encontro da África Global, a decorrer na Universidade Lusófona, veio dizer o que pensa do Guião da Reforma do Estado, afirmando que o mesmo "reflectia com seriedade", alguns dos problemas do país e que nessa medida, será merecedor da atenção de todos os políticos:
 
"Acho que nenhum actor se deve refugiar na necessidade de encarar os problemas do país e do meu ponto de vista o guião reflecte alguns desses problemas com seriedade."
 
Ora, não receiem que eu venha aqui colocar em causa o pensamento de tão ilustre personagem da cena política portuguesa. Se o homem acha que o malfadado "dom sebastião" contido naquele papelucho a que o Portas chamou de guião da reforma do estado, pois então que ache, é lá com ele. Como eu estou fartinho de saber que aquelas ideias de merda, mexidas e remexidas, nunca darão em nada, tanto se me dá o que o Amado diga ou deixe de dizer.

O que me chamou a atenção, não tem nada a ver com isso. Como leitor diário dos títulos mais gorduchos do jornal desportivo A Bola, abri a boca até à orelhas quando deparei sob a excelente imagem do nosso ex-ministro, com o título anafado que acima mostro, respeitando a disposição original.

Sendo um facto indesmentível que o corpo redactorial do jornal, foi dos primeiros órgãos da nossa imprensa a afirmar a sua intenção de cumprir integralmente o disposto no NOVO ACORDO ORTIGRÁFICO, a minha alma ficou parva quando hoje deparei com a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo reflectir, metida entre aspas.

Porque, entendendo eu que o colectivo de jornalistas - redacção - que assina a local, jamais pretenderá colocar em causa aquilo que, no ponto de vista do ex-ministro, o guião reflectirá, não vejo que outra coisa as aspas colocadas em "reflete" poderão significar, que não seja um primeiro passo para a distanciação do estabelecido pelo NAO. 
 
E já vou começando a afiar as dentuças para, a breve trecho, constatar no dito jornal que "redação" passará a redacção, "refletindo" aquilo que as criaturas pretendam mesmo  fazer reflectir, desenvolvendo acções na direcção contrária das decepções que nos tem causado a merda do acordo e, pelo menos desportivamente, regressemos à ortografia de gente civilizada e de espinha direita.
 
Até breve
 
 
 

4 comentários:

  1. Esta criatura deveria demitir-se do PS , porque se ele é socialista e de Esquerda eu sou a miss Portugal !

    Se a criatura acha que aquela indigência escrevinhada por um tipo que nos coloca mal face à China por falta de educação e sobranceria merece mais do que ser ignorada, é porque tem a cabeça tão oca como o bando que está no Poder , reformado algarvio incluído.

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, não pretendi fazer a apologia da criatura, de cujo pensamento estarei filosófica e ideologicamente bem afastado.

      Interessou-me apenas o tema que uma das palavras do seu discurso determinou na redacção do jornal que referi.

      Grande e solidário abraço de esquerda

      Eliminar
  2. Quem não tem a história na cabeça é que precisa de guião. Eu não o li, mas espero que venha lá a redução de deputados. A alteração da lei eleitoral , alargar a politica aos independentes sem qualquer entraves. A melhoria da escola pública, acabar com os financiamentos ás escolas particulares quando não se justifique etc etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complexa e de muito difícil consensualização, toda a matéria que envolve a necessária reforma do estado. Temo que o "papelucho" de Portas acabe levado pelo vento nas ruas da nossa amargura, como qualquer pedaço de papel higiénico depois de cumprida a sua função no ânus da demagogia!...

      Sobre as suas expectativas, elas já constarão de forma mais do que evidente, na lei fundamental da República, bastando aos detentores do poder implementá-las, ou ao povo escolher outros executores, face ao desejo manifestamente contrário daqueles que actualmente o detêm.

      Mas o tema que abordei, centrava-se apenas e tão só, na problemática resultante do infeliz Novo Acordo Ortográfico!...

      Eliminar