sexta-feira, 6 de julho de 2012

O que custa mais é a primeira vez!...


Pouco depois de Pedro Passos Coelho ter formado o governo que resultou do voto expresso pelos portugueses - consta que aumenta em cada dia o número de arrependidos! -,  o cândido ministro da Finanças ter-lhe-á sussurrado ao ouvido que a questão do défice e de outras exigências da Troika se resolveria de uma penada: com o corte total dos subsídios de férias e de Natal ao funcionalismo público e reformados, o país teria todos os seus problemas resolvidos.
Entretanto, alguém terá alertado o nosso imberbe primeiro, para a inconstitucionalidade da medida. Mas outros papas da papista medida, tê-lo-ão aconselhado a pedir um parecer a um "colégio de sábios" constitucionalistas. Claro que Passos, traumatizado por uma "opinião privada" - a opinião pública conta pouco para ele! - que lhe exigia severas medidas restritivas nos gastos, em vez de formar o "colégio" com gente de longínquas paragens e outros saberes, governou-se com a "prata da casa" e terá poupado uma "pipa de massa", tendo começado aí a baixar - ou a subir, consoante o prisma do observador - o défice. Não o das contas públicas, mas o défice do "homem de estado" que desde os tempos da "jota" sonhou ser.
E do "colégio de sábios" que terá constituído, irónicamente ou talvez não, o porta-estandarte terá sido um ilustre desconhecido, mas conhecido pelas progressões meteóricas que havia conseguido em todas as empresas  a que tinha metido "ombros" - o termo científico é esfenoedros -, terá vindo o parecer de que a constitucionalidade era um dado adquirido mas, mesmo que assim não fosse,  nada de mal desse facto resultaria, porque uma maioria não se reflecte apenas no parlamento. Passos Coelho terá, de boca aberta, pedido explicações ao porta-relvas, perdão, estandarte do colégio, ao que este respondeu: elementar, meu caro! E Passos, lembrado das cenas do detective do cachimbo que tinha lido na adolescência, compreendeu perfeitamente.
O ministro cândido, perdão, Vitor, esfregou as mãos de contente e meteu-as à obra. E o resultado foi aquele que se viu. Aos pobres nada lhes aconteceu. Aos ricos também não. No meio ficou o mexilhão a pagar as favas. Mas a vida continuou, porque do mexilhão não reza a história e o elementarismo de portas e relvas, perdão, do porta-relvas, perdão, do porta-estandarte, ia susurrando ao nosso primeiro, que fosse o que fosse que viesse a acontecer no TC, a grande parte daquela gente era de confiança, iriam andar séculos a encanar a perna à rã e, mesmo que algum dia viessem a decidir em contrário, seria manifestamente tarde para que alguma coisa pudesse ser alterada.
Mas na calma do pântano, alguém se precipitou e atirou uma pedra: o Tribunal Constitucional, estranhamente e com inusitada antecedência, veio mesmo a considerar inconstitucionais os cortes dos subsídiozinhos das férias e da quadra natalícia. Passos apavorado, terá ligado ao Relvas, perdão, ao Portas, perdão, não ligou nada, porque depois de voltar a ler com redobrada atenção o acordão, de repente se lembrou que o plano B já contemplava a escapatória: o estado não seria obrigado a devolver o dinheiro que já sacara e que, graças ao bendito acórdão, ainda seria possível ir buscar mais alguma grana aos privados. Não aos pobres, nem aos ricos, aos outros, aos outros. E, como assegurava o tal plano B elaborado pelo Relvas - bolas não peço mais perdão! - a culpa desta nova "desgraça" recairá, naturalmente, sobre os energúmenos que pediram a fiscalização da constitucionalidade e sobre aquelas araras do TC, que sempre estiveram feitos com o governo.
Sobrou-me para o fim o drama de Boliqueime. A "esfíngica figura", ainda preocupada com seu "defice dos gastos", a(s) sua(s) reforma(s) e com o seu mural do Facebook, à pedrada no charco e ao atropelo dos direito dos parvos dos portugueses que o elegeram disse: nada!... Ficou quieto e mudo, como quando lhe falam da vivenda do Algarve e dos amigos e negociatas do BPN e da sua ligação à antiga polícia política. Um dia destes, acordará bem disposto e virá dizer aos "papalvos" que o elegeram e não pertencem aos grupos que afanosamente andam a comprar tomates maduros para lhe atirar, na primeira vez que a sua segurança pessoal se descuidar,  que o que custa mais na sodomização, é a primeira vez. Depois, é como defecar...

Até breve

14 comentários:

  1. Depois de ler a tua maravilhosa crónica política mais uma vez constato que detesto ser considerada "mexilhão".

    Irra!!!!! Quando é que passo a ser lagosta????

    ResponderEliminar
  2. Pois é minha querida Tite, o mal é que "os inteligentes" - a Judiciária chama-lhes arguidos -, preferem que, para além do seu círculo restrito, sejamos todos "mexilhões". Seguem as pisadas do "antónio das botas" e do seu amigo "cerejeira" que diziam que quanto mais analfabetos, mais fáceis seriam de "manejar". Há tradições que não se perdem... Vê lá tu que desde que Sertório reportou ao seu imperador, que aqui este povo, "não se governava nem se deixava governar", não mudou absolutamente nada! Os "mexilhões" já têm mais de 2.000 anos! Ah, ah, ah...

    Com toda a minha amizade

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!

    Saudações ilones(verdes , em russo, rrss)

    ResponderEliminar
  4. São?!...
    Quem és tu que me dás os parabéns e nem sequer me dizes de quê e porquÊ?!...
    Presumir, podia... Mas não quero, a sério!... Já me dei tão mal com isso...
    Procurar?!... Pois, elementar meu caro... E lá fui. Do que vi, gostei. Esforcei-me por correr a persiana, mas não deu. Quando olho para uma fotografia minha, talvez com a mesma idade, em equiíbrio instável, sobre os barrotes de madeira pintados de branco, da vedação do campo de futebol da minha terra, sem os dentes que havia atirado para trás das costas, pedindo outros melhores na cova, penso que pouco ou nada mesmo se pode retirar de tais perfis...
    Terei que voltar ao local do "crime" para perceber no histórico, a razão dos parabéns...
    Mas no meu pobre sapato ficou uma pedra: "Saudações ilones..."! Não sei russo, mas fico grato pela ajuda. Porém, porque verdes?!... Só se... "Leoninamente" anda metido nisto!... É provável e aí... recrudesceu o interesse!...
    São, poderá ser... Anunciação? Conceição? Purificação? Mas todas elas se escrevem "ção"!... Bom vou ficar por aqui...
    Grato pelos parabéns e... grato por ter companhia, cá no pântano em que nos obrigam a "sobreviver"... Talvez consiga o engenho e a arte para escrever algo que além de parabéns, traga també o cordel para correr, nem que seja ao de leve, a persiana...

    Saudações leoninas (não sei com se diz em russo)

    ResponderEliminar
  5. Os parabéns são pela escrita escorreita , que me agradou. E também pelo tema do escrito.

    O ilone (verde) é porque te encontrei na Tite e partilho a paixão pelo Sporting.

    Quanto ao São vamos combinar uma coisa, sim? Quando me disseres o teu nome , eu digo a que corresponde o diminutivo, rrsss

    Tornei.me tua seguidora e espero que apareças muitas vezes lá por casa.

    Como também não sei russo suficiente para me despedir, te desejo um bom dia. Em português e sinceramente.

    ResponderEliminar
  6. Olá São,
    Seja o que for que corresponda a estas três letrinhas, será sempre acessório. O importante é a pessoa e tenho indicadores seguríssimos de que é boa. Direi mesmo, muito boa. Apreciar um texto que elogia de "escorreito" e o tema em que espraio a imaginação, ser amiga da minha melhor amiga da blogo (Tite) e partilhar uma paixão tão linda, só podem ser atributos que definem uma excelente pessoa, de quem quero, mas quero mesmo, ser também amigo.
    A "danadinha" da Tite, por caminhos que nem imagino - note-se que ela sabe muito da blogo - conseguiu chegar, partindo de Álamo, onde exiges chegar também, para desvendar o "São". Poderia também exigir-te o mesmo, mas para quê?!... Asim, aqui vai:
    http://www.facebook.com/ALAMO46
    Já descobri que São "casou" com banza, já "lá" estive e até já seguiu um pedido de amizade. Este perfil é mais... direi, actual e ... gostei do sorriso, que é franco e me parece leal. E tive ainda mais uma grata surpresa: és amiga do melhor comentador político português, que quase idolatro e que nunca perco, muito particularmente no "Eixo do Mal"!
    Sou um homem de sorte, em ter amigas e amigos que são gente séria e apaixonada. Pena que sejamos poucos para dar uma "sapatada" nesta "instalada" república de bananas.
    Não me quero alongar. Seria abuso meu. Tenho que refrear esta minha prolixidade.
    Com amizade, um bom dia para ti.

    ResponderEliminar
  7. O pedido de amizade, que me chegara há pouco, surpreendeu.me, mas agora que sei de onde veio já está aceite, rrss

    Bom , o nome é Maria da Conceição, mas toda a gente me trata por São(eu sei que deveria ser com "ç", rrss)

    Daniel de Oliveira é uma pessoa que respeito imenso e filho de um poeta que me agrada.

    Sim, sou leal e franca, incapaz de mentir, mas há quem diga que tenho um feitio difícil...enfim, tenho qualidades e defeitos como toda a gente.

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  8. São amiga,

    Estes Gémeos falam pelos cotovelos, já dizia a minha avó LOL
    O querido Álamo fala/escreve e sabe que escreve muito bem por isso, quando começa... nem sei quem o faz parar.

    Que bom que ambos se entendem.

    Abraços ilones para ambos

    ResponderEliminar
  9. Amiguinha São,
    Não ligues ao que diz a Tite. Ela é como eu, Gémea e, embora não pareça, às vezes debato-me com cada "lençol"...
    Bom, o teu nome é igual ao da minha cunhadita, que tinha 12 aninhos quando comecei a namorar com a irmã dela. Hoje está a chegar aos 60 e ainda é para nós, a Sãozinha (com "s")! Portanto não te preocupes que estás em "família".
    Feitios difíceis, são sinónimo de personalidade vincada, nunca defeito. Além de muitos amigos "companheiros de estado", tenho cá em casa dois bons exemplos: a namorada - adoptei o termo feliz da Tite -, que jurou fazer de mim um homem "arrumadinho e limpinho" e não sei se conseguirá e o único filho, o Alexandre, que com 34 anos ainda se debate com o finalizar do curso de M.Dentária. Nem queiras saber a "carrada" de cedências que tenho feito, mas, quem gosta não cansa, nem se enfada, só às vezes!...
    Mas com este feitio difícil, creio que sou um "lamechas", que verteu lágrimas numas boas dúzias de filmes, que chorou baba e ranho em 25 de Abril de 74, que adora tudo o que é bicharada e que, agnóstico convicto, se emociona com tudo o que de belo a... "anateresa" nos oferece. Sou assim, tens todo o direito de devolver, se o "produto" não te entusiasmar.
    Do Daniel Oliveira já te disse tudo. Sem a bagagem crítica e económica dele, faço por ser um pequena simulação do grande homem que é e que muito admiro. Ainda por cima é sportinguista de sete costados. O seu pensamento, é uma espécie de religião para mim, que não sou crente, percebes?!...
    Andei há muitos anos enleado nas malhas do PCP. Mas o dogmatismo do CC afastou-me, por altura da fuga de Vital Moreira e tantos outros. Hoje, dentro da esquerda que se poderá identificar com o BE, estou mais próximo do pensamento de DO.
    Com receio de que acredites no que diz a Tite, fico por aqui. A porta da minha "casa" está escancarada para ti. Sempre...

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  10. RRRsss rrss Pois é, minha querida , seria giro conhecer ao vivo, porque aí é que não parávamos, rrss

    Abraços para vós, sempre ilones. rss

    ResponderEliminar
  11. Então , é assim: tenho um filho com duas crianças ...mas ele achou por bem ir até a um quase total afastamento. Como me divorciei do pai dele há trinta anos, claro que vivo sózinha.

    Sou de Esquerda, próximo do BE, área de Daniel Olivira como tu.

    Gosto de ler e escrever e viajar...e do Sporting, por influência de uma pessoa extraordinária que , infelizmnete, já morreu: meu Pai!

    Retribuo a tua simpatia, que agradeço, rrss

    Quanto a signo, pois sou Virgem (22/9/1949).

    Ah, e não gosto de facebook, pelo que lá vou raramente.

    Ficaria muito "agardecida" se tirasses as palvras de verificação.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelo "retrato", que aproxima e naturalmente introduz afectos. Não poderás dizer que as voltas da vida te foram favoráveis, particularmente no facto do teu filho se afastar do maior amor que um homem alguma vez poderá ter. Erro dele, tremendo! Oxalá o remedeie, antes de o poder avaliar verdadeiramente, quando a vida o tornar irremediável.
    Tenho bons amigos no facebook, mas concordo contigo: para além de um pouco feliz grafismo, há por ali processos e comportamentos que não me agradam, mas como dizia o Eça, "quem ignorará os progressos deste século"?!...
    O Sporting também é uma paixão e o "veneno" foi-me introduzido pela mesma via.
    Quando nasceste, tinha eu 3 anos, 3 meses e 2 semanas. Já comia broa e corria livre como um pardal pelos campos da minha Bairrada, roubando as melhores uvas, de que talvez ainda hoje lembre o sítio...
    O que me pedes - tirar as palavras de verificação - nunca ninguém me pediu e concordarei que realmente não é agradável. Não sei como isso se faz, mas a cabeça não é só para criar piolhos. Tentarei, prometo.
    Até sempre que quizeres, com um beijinho de amizade.

    ResponderEliminar
  13. O blog tem Definições , lá encontrarás a maneira de retirar essas abstrusas palavras.O que muito agradeço.

    Não, não tenho tido uma vida fácil, de maneira alguma, mas tenho tido daúde e amizades muito boas, graças a Deus.

    Quanto ao meu filho, não há esperanças, porque infelizmenet cada um é como é. E mais não digo, porque este é um ligar de público acesso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiguinha,
      Tentarei já de seguida fazer como me dizes e pedes.
      Com saúde e amizades, a vida tem sempre encanto e o dia de amanhã, quem sabe, poderá ser diferente e trazer-nos tanta coisa boa...
      Sobre o teu filho, entendo que nunca deverás sequer pensar que não existe esperança. Em tudo na vida há portas que inesperada e surpreendentemente se abrem. Nunca desistas...

      Um beijo amigo

      Eliminar