terça-feira, 16 de abril de 2013

Esta gente estará mesmo doida?!...


Não gosto  de Nuno Morais Sarmento. Não sei de onde veio esta minha embirração. Se da sua presunção quase ofensiva, se daquela maneira sadina de pronunciar os "erres", se da  sua origem e trajectória política... Não sei. Mas reconheço-lhe uma superior inteligência e uma lucidez incomum na desgraçada classe política portuguesa.
 Não ouvi as suas declarações no programa "Falar Claro" da Renascença, mas bastou-me ler esta local, para estar de acordo com ele:
 
"... O PS joga a pensar em si próprio e o PSD parece que joga a pensar em si próprio. E eu pergunto: o país onde é que fica? Nós, cidadãos, olhamos para isto e dizemos: esta gente está doida!...".
 
A resposta do socialista Vera Jardim, que pretendeu explicar a posição do seu partido, foi também clara, sendo que terei muita dificuldade em compreendê-la, face à praxis do PS, em tão candente matéria: 

"... O PS entende que os autarcas não devem candidatar-se tendo três mandatos seguidos....".

Todos sabemos demasiado bem o que faz correr Fernando Seara (PSD/CDS-Sintra vs Lisboa), Luís Filipe Menezes (PSD-Gaia vs Porto), José Estevens (PS-Castro Marim vs Tavira), João Rocha (CDU-Serpa vs Beja) e outros, e outros...
Mas o incrível de todos estes casos, é a desfaçatez com que todos estes candidatos e respectivos partidos, tentam tornear a lei e colocar o ónus da culpa dos seus insucessos nos tribunais, à laia de Passos Coelho e Cavaco Silva, em relação ao Tribunal Constitucional.
Toda esta gente pretende passar um atestado de estupidez ao povo português. Como se a questão se resumisse a uma simples letrinha: presidente de Câmara e presidente da Câmara! Como se a interpretação de uma lei se baseasse exclusivamente na sua letra. Como se o "espírito da lei" que esteve presente na sua elaboração, fosse um defunto enterrado bem fundo.
O pior disto tudo, é o lavar de mãos dos partidos - todos sem excepção! - e será porventura a habitual complacência - ou mancomunação?! - de alguns juízes sem ética, dignidade e respeito pela nobre missão de que estão investidos.
Resta-nos a coragem e determinação do Movimento Revolução Branca, que interpôs diversas providências cautelares contra estas candidaturas oportunistas, interesseiras e ilegítimas. Porque os organismos oficiais que deveria zelar pela inultrapassável observância dos preceitos legais, esses, vão-se alimentando das bananas e dormindo à sombra das bananeiras, em que pretendem transformar a República! Ditosa pátria que tais filhos pariste...

Até breve

2 comentários:

  1. Eu sei porque detesto Nuno Morais Sarmento e quanto a inteligência...não acho que a tenha por aí além.

    Quanto ao que mais escreves, estamos de acordo, meu amigo.

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  2. Não subestimes a inteligência do "bicho"! Penso que de parvo não terá nada.
    Mas fiquei curioso de saber a razão porque o detestas. Como não me disseste, terás as tuas razões. Eu ainda não descobri...

    Uma noite tranquila.

    ResponderEliminar