quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Para derrotar a Direita, bastará a aritmética!...


Pese embora a artificial euforia transmitida para o exterior pelos mentores da campanha do "afilhado de Marcelo Caetano", as últimas sondagens (LINK1) e (LINK2) vieram carregar ainda mais de nuvens, agora já não cinzentas, antes exibindo fortes e consistentes pinceladas de negro, sobre a sua famigerada certeza de vitória na 1ª volta. 

De facto, a descida de 1,4 pontos percentuais nas intenções de voto em Marcelo Rebelo de Sousa,  em cerca de duas semanas, por mais que a generalidade da comunicação social portuguesa, com a evidente intenção de "catequizar" os indecisos, se esforce por propagandear uma "vitória anunciada", a realidade dos números é incontornável e o nervosismo da "falange", a abstenção e a elevada percentagem dos que "não sabem ou não respondem" acabarão por ditar a estrondosa derrota da Direita, numas eleições há tantos e tantos anos preparadas!

Os resultados agora ditados por esta sondagem, também apontam, sendo realizados em tempo em que ainda não era conhecida a decisão do TC sobre as subvenções vitalícias dos titulares de cargos públicos, nem a umbilical ligação de  Maria de Belém Roseira à prossecução destes privilégios, para o irreversível colapso da sua candidatura, provavelmente derrotada nas urnas no próximo domingo, pela candidata do BE.

Em sentido absolutamente contrário apontam os resultados agora alcançados por António Sampaio da Nóvoa que, natural e mais do que provavelmente, disputará a 2ª volta com Marcelo, se a lógica dos números esse cenário vier a determinar.

Amanhã, último dia da campanha eleitoral, atrevo-me a prognosticar que Marcelo fará entoar a "melodia do desespero" e declarará as suas "profundas afinidades" como o projecto socialista. E a Esquerda, mesmo semeando as suas candidaturas pelo deserto da mais pobre campanha da nossa Democracia, prosseguirá o seu inteligente caminho, na certeza de que o objectivo fundamental será alcançado: no domingo à noite, para derrotar a Direita...

Bastará a aritmética!...

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário