terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O sonho comanda a vida !!!...

Mondeguinho, a Génese !...
A onda avança, vigorosa!... Mas temo que morra na praia, de mansinho, como todas as ondas que banham o "mar" da Ria que me beija a casa e os olhos todas as manhãs. Ah se em vez da pacatez e brandura desta Ria amiga, eu pudesse acordar com o bramir de um mar alteroso, indomável e assustador... Ah pobre e triste povo português que passas toda a tua vida em rias de brandura, desconsolo e servidão. Ah quando virá o dia em que berras, gritas e brames como o mar, esse mar que só os Dias, Gamas e Cabrais conseguiram domar?!...
Guimarães assustou e fez tocar a rebate. Eram poucos?!... Aljubarrota também se fez com poucos. Mas a indignação era muita e a revolta também lá estava. Berraram pouco?!... Mas eu ouvio-os aqui no meu canto! E quantos mais os ouviram ?!... Talvez mais do que a água da fonte de Boliqueime seja capaz de afogar!... Quem sabe?!... O Mondeguinho também é muito pequenino na Estrela, Basófias em Coimbra e grande no Atlântico, por detrás do abrigo do Cabo que lhe engrandeceu o nome.
Ah como era bonito Guimarães ser um novo berço. Não da nacionalidade, que já foi e o tempo não volta para trás. Mas da recuperação da dignidade deste desventurado e espezinhado povo. Ah como era bonito ver engrossar este novo "mondeguinho" e assistir a uma invernosa enxurrada, que começasse por varrer a "esfíngica" figura e levasse depois à sua frente toda essa corja de cucos e papagaios, que nos usurpam o ninho e comem os girassóis!...
Hoje verti a minha humilde lágrima aqui!... Para engrossar o rio da revolta e da indignação. Dizem que já são mais de 25.000 os revoltados e indignados. Amanhã?!... Não sei. Ninguém sabe, mas Deu-la-Deu também não sabia se os galegos iriam embora e ...  deu-lhes os pães da sua fome. E eles foram. Como a "esfinge" também poderá ser obrigada a ir. Se as "lágrimas" da revolta e da indignação de cada um, se juntarem e "fizerem" a enxurrada da libertação. Deixem-me sonhar...

"... Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança !..."


Até breve

1 comentário:

  1. Querido Álamo,

    O que eu me ri com a tua crónica de mal-dizer. Não que não tenhas razão amigo, mas porque neste momento já não tenho fé nos homens pelo menos no que diz respeito aos nossos sonhos.
    Quanto mais analiso tudo o que me rodeia mais antevejo a mudança de paradigma por muito que isso nos custe.
    As novas tecnologias e a ganância dos grupos financeiros mundiais estão a ir tão longe que até se arriscam a alienar tudo o que julgavam garantido.
    Hoje ouvi e nem queria acreditar que a Alemanha só ajudaria a Grécia se eles aceitassem perder a soberania orçamental. Ao que isto chegou!

    Assim, o melhor é desapaixonar-mo-nos da política ou então... preparar-mo-nos para sofrer a bom sofrer pois a "coisa" está preta.

    Veja-se a lamúria do Aníbal Kalimero LOL

    Abraços

    ResponderEliminar