sexta-feira, 25 de julho de 2014

Percebes, mexilhões, burriés, lapas e outros moluscos !...



«Rui Rio e António Costa defendem antecipação das eleições legislativas para Abril».

"Penso que, independentemente da conjuntura política, as eleições parlamentares ordinárias deveriam passar a ser na Primavera para permitir formar o novo Governo antes do Verão e permitir ao novo Governo preparar o orçamento dentro do calendário constitucional (apresentação em Outubro na AR), o que é muito importante tendo em conta as novas regras da União Europeia sobre a preparação do orçamento, bem como as obrigações do País em matéria de disciplina orçamental.

Para isso, não se torna necessária uma revisão constitucional, uma vez que o PR goza do poder de antecipar eleições, desde que haja um claro motivo de interesse nacional. E a todas as luzes, há.

Nem se diga que o Governo em funções tem direito a completar o mandato; na verdade, o actual Governo beneficiou de uma "majoração" da duração da legislatura à cabeça, pois as eleições de 1911 ocorreram em 5 de Junho e não na sua altura normal, em Outubro, por causa da queda do Governo Sócrates e da convocação de eleições antecipadas.".

Quando o mar bate nas rochas, quem se lixa é o mexilhão! Os percebes e os burriés, reforçam a força da aderência, mas parecem felizes com o marulhar das ondas que lhes põem a mesa. Já para as lapas, tanto faz: dali não saem, dali ninguém as tira, quer chova ou faça sol, seja Verão ou Inverno, haja tempestade ou bonança!...

Passos Coelho e a quadrilha que o rodeia e ajuda no assalto ao pouco que nos resta, são como as lapas! Pouco lhes importará que o mexilhão se lixe! Estão agarrados e dali ninguém os tira! Muito menos a "esfíngica figura plantada em Belém", que sempre foi lapa, "nunca se engana e raramente tem dúvidas" e quase não ganha para as despesas! 

Bem podem Rui Rio e António Costa pregar neste deserto sórdido da política portuguesa. Bem pode Vital Moreira juntar a sua à voz daqueles, esgrimindo argumentos que qualquer "mexilhão" compreende. E muitos outros "vitais" perderão excelentes oportunidades de estar calados, se também ousarem levantar a sua voz! Não haverá nada a fazer com as lapas! Para mais, fala a ciência que o nível dos mares terá tendência a subir. Ainda se fosse para baixar, poderia haver alguma esperança...

Assim, o mexilhão terá mesmo de esperar pela baixa-mar, numa conjuntura favorável de marés vivas. Dizem que só lá para depois do Verão que vem!

Entretanto, quem se lixa é o mexilhão !...

Até breve

2 comentários:

  1. Só estou para ver como irá votar o mexilhão...

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, já não é do meu tempo, nem do teu, mas seguramente Leopold von Sacher-Masoch terá andado por cá em vida! Aqui para nós, comungo os teus cuidados. Mas que havemos de fazer?!...

      Para já, um abraço grande par ti. Tenta ser feliz, eu farei o mesmo.

      Eliminar