segunda-feira, 8 de julho de 2013

Quem não quiser ser lobo, que não lhe vista a pele !!!...



Todos os conhecemos! Andam no meio de nós, como se nada tivesse acontecido ontem, nem possa estar acontecer agora e não possa repetir-se amanhã. Apenas porque o estigma que transportam é invisível, embora lhes conheçam a dor que disfarçam e pudessem apontar num segundo onde se instalou.
 
Haverá milhões que eventualmente terão morrido sem que ao menos ao de leve, alguma vez tenham tomado consciência da trama que os envolveu. Esses, poderemos chamar-lhes de "santos". Morreram na sua inocência e que atire a primeira pedra quem tiver a certeza de que nunca o terá sido, nem que fosse em pensamento.
 
De "arrependidos" deverão ser classificados todos aqueles que no dia em que descobrem a existência de outros deuses na sua igreja, renunciam para sempre à fé original e adoptam outras religiões, ou refugiam-se num agnosticismo quase feroz. Dizem que dificilmente voltarão a ser felizes e assemelhar-se-ão aos que tiveram a felicidade de resistir após uma bala perdida se ter alojado no cérebro e a medicina não ter encontrado processo de a retirar. Viverão, uns e outros, com a mágoa e a bala alojadas no coração e na cabeça, mas salvaguardando a dignidade e a vida. 
 
Mas eu pretendo falar de outros. De uma terceira e última espécie. Daqueles que sendo normalmente os últimos a saber o que lhes aconteceu e aquilo que são, julgam que só eles serão os exclusivos donos desse conhecimento e que se encolherem os ombros e adoptarem a macheza necessária e suficiente, o mundo não os reconhecerá, apontará ou condenará e deles será o reino dos céus. São os "mansos". Todos os conhecemos e andam no meio de nós. E serão fáceis de encontrar, porque a sua existência verificar-se-à muito para além do original círculo afectivo que, erradamente, possa ser entendido como exclusivo. Sempre houve, há e haverá, exemplares de mansos, em todas as áreas que imaginar possamos. Nos negócios, no trabalho, no desporto, nas artes, nas religiões, na política...
 
Este Verão quente que tem varrido Portugal de lés a lés, trouxe-nos um nova "subespécie de mansos"! Francisco Sá Carneiro estará a dar voltas sobre voltas no túmulo, onde infelizmente foi colocado encarquilhado, quem sabe se pelos próprios assassinos. Porque os novos espécimes desta recente evolução "darwiniana", pertencem todos à mesma família política. Irrelevante  e absolutamente supérfluo será para os estudiosos do fenómeno, estabelecer patamares de "mansidão", que varram toda a estrutura, desde as cúpulas até às bases. Excluídos, naturalmente, os antes citados "santos" e "arrependidos", os outros serão todos farinha do mesmo saco. Mansos serão, hoje por hoje, todos os sociais-democratas, que não tenham a coragem de exibir a sua indignação e de levantar a sua voz, contra a desonra do adultério às mãos dos democratas-cristãos, a que as cúpulas do seu partido responderam com um encolher de ombros e um afagar obsceno do umbigo!...  
 
Quem não quiser ser lobo, que não lhe vista a pele !!!...
 
Até breve

13 comentários:

  1. E seja o que Deus quiser já que os aplausos fizeram-se ontem na Igreja, ao vivo e a cores, pelos maiores mansos que eu conheço, os Católicos mais do que praticantes, os ligados aos poderes instituídos sejam eles Financeiros ou Políticos.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha saudades tuas, querida amiga!...

      Mas vejo que estás bem e... continuas em forma, em defesa da cidadania e da dignidade!...

      Os alcatruzes da nora, sobem e descem! Nada é imutável! Quanto aos "maiores mansos que conheces", chamar-lhes-ia: ovelhas negras! Mas há por aí um "amigo" nosso que terá chamado àquela "missinha", a primeira missa do novo Cerejeira! Queres ver que esse amigo ainda vai ser proposto para o Nobel?!...

      Abraços cheios de esperança

      Eliminar
  2. Desculpem desenganar-vos, mas quem fala assim do novo Patriarca de Lisboa, não o conhece minimamente...
    Eu estive nos Jerónimos, é claro que não bati palmas ao governo, nem ao PR (até porque nesse momento ainda nem tinha entrado mas acrescento que mesmo que já estivesse lá dentro não teria batido na mesma...), mas aceito a presença, não por necessidade da Igreja, mas pela "própria necessidade" dos poderes instituídos...

    E estiveram estes, como teriam estado outros, se acaso fossem poder neste momento, por mais que se auto-intitulem de republicanos, laicos e ateus...!!

    E aceito de bom grado o tratamento de "manso" na linha do Evangelho, como sinonimo de fautor de justiça, de igualdade, de liberdade e de são relacionamento entre todos, mesmo que de ideias diferentes...
    É claro que se o termo manso fosse aplicado com outra conotação, não deixaria de dizer como o outro...: "manso era o teu primo"...

    ResponderEliminar
  3. Estimado amigo MaximinoMartins, perdoar-me-á se lhe disser que o seu comentário me parece algo desligado do contexto do texto que publiquei, incidindo apenas, é verdade, nos dois primeiros comentários.

    Logo no primeiro, a autora, referindo que terá havido "aplausos ao vivo e a cores na Igreja", pelos maiores mansos que conhece, "os Católicos mais do que praticantes, os ligados aos poderes instituídos sejam eles Financeiros ou Políticos", quer-me parecer que terá apenas estabelecido uma pura e simples analogia, entre a falsidade dos "mansos" do texto e a falsidade dos "mansos" ligados aos poderes instituídos. Descontextualizar a "mansidão" e ligá-la seja de que forma for a uma religião, não terá sido a intenção da autora, que conheço como católica convicta e incapaz de alguma vez lhe associar o Evangelho, o mesmo acontecendo comigo, que sendo agnóstico, honro-me do mais profundo respeito por qualquer religião.

    Já sobre a apreciação da recentemente consagrada mais alta figura hierárquica da Igreja Católica Apostólica Romana em Portugal, direi, dado o que escrevi no segundo comentário, que terá o meu respeito como figura eclesiástica, sem que isso alguma vez me impeça de aqui declarar o meu profundo antagonismo em relação a todas as matérias em que o homem que é Manuel Clemente aceite ou sublime o pensamento dominante na Igreja de Roma, a começar pela benevolência ou satisfação com que sempre tem aceitado o tratamento de "dom"
    e a terminar na sua retrógada e incondicional oposição ao aborto, sendo que pelo meio, muito pouca diferença fará do pilar do fascismo que foi Cerejeira.

    Como agnóstico, mas profundo admirador do homem que é Jorge Mário Bergoglio, desejo-lhe todos os anos de vida necessários à concretização do imperativo "aggiornamento" da Igreja que dirige, o que talvez permita que Manuel Clemente possa vir a ser a figura cujas qualidades o meu amigo tanto enaltece.

    Com amizade.





    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, a parte do meu comentário que era directamente relacionada com o seu comentário, era única e exclusivamente a referente ao "novo Cerejeira"...
    Conheço pessoalmente o novo Patriarca (este tratamento de dom, nem por sombras seria uma imposição sua, a sua humildade está acima disso...) Manuel Clemente e sei que nunca poderia ser classificado desse modo...
    Quem o conhece bem, sabe que as atitudes e tomadas de posição do Papa Francisco, são certamente apoiadas a 100% por Manuel Clemente ...
    É claro que nem toda a gente tem as mesmas ideias sobre o aborto, eu pessoalmente aceito-o em certas situações, mas não como está a ser feito em Portugal na maior parte das vezes, como substituto de inibidores da gravidez...
    Na verdade para muitos, sai mais barato um aborto, uma vez que nada pagam no SNS do que comprar as necessárias pílulas, mas isso seria assunto para discutir de outra maneira...

    Abraço do Max

    ResponderEliminar
  5. Estimado amigo, conhecendo-o com é meu privilégio há tempo suficiente, não poderia ter interpretado de outro modo o seu comentário, naquilo que directamente me dizia respeito.

    E até aceitarei como bem próxima da realidade, a opinião que terá do Patriarca Manuel Clemente e creia que isso me dá uma certa tranquilidade. O amigo conhece a pessoa, o que não acontece comigo e eventualmente com o autor do comentário que o apelidou de "novo Cerejeira". O contexto em que esse comentador abriu essa possibilidade, referia-se apenas ao facto do Patriarca ter à sua volta os representantes actuais do regime, tal como o outro sempre teve a rodeá-lo os "senhores do regime de então". Essa promiscuidade, quando quase todos os portugueses terão uma atitude muito crítica em relação aos efeitos nefastos de toda a acção governativa actual, com o beneplácito de um ausente, cego e surdo presidente, sobre a felicidade e o bem estar dos mais necessitados e desprotegidos, é que terá deixado de pé atrás todos aqueles que esperariam de Manuel Clemente a sua defesa. Que até agora o Patriarca não assumiu, preferindo o "low profile" que vamos apreciando em cada mensagem sua. Mas, pela parte que me toca, vou seguir o seu conselho. Vou acreditar que poderá vir a ser uma voz que amanhã se coloque ao lado dos necessitados e oprimidos e vou continuar a dar-lhe o benefício da dúvida. Até agora ainda não ganhou a coragem necessária...

    Sobre todas as candentes problemáticas que assolam a Igreja de Roma dos nossos tempos, como a despenalização do aborto, a eternização do celibato e os crimes a que tem conduzido, sempre abafados ou menorizados pela própria Igreja no seu seio ou, através de uma omnipresente influência em todos os organismos nacionais e internacionais da Justiça, como a emergência de um verdadeiro império financeiro sediado no Vaticano, onde caem em cada dia obscenas fortunas, vindas de todas as Fátimas deste mundo, sem que ninguém dessa mesma Igreja conteste ou rejeite essa verdadeira "extorsão" de uma anquilosada e errada cultura de fé, que vai pagando fortunas por "milagres" que as alas mais vanguardistas da Igreja negam e desaprovam... A lista seria interminável meu amigo! Mas concordarei naturalmente consigo, que serão matérias demasiado profundas para nós, simples e comuns pessoas, a discutirmos

    Quem sou eu para discutir a fé de cada um, quando nem sequer fui capaz de ordenar até hoje o meu pensamento e alicerçá-lo em certezas?! Eu não discuto a fé! O que discuto são os erros e os métodos continuados ao longo de centenas e centenas de anos, sem que se vislumbre o "aggiornamento" de que lhe falei. E quando se supunha que João Paulo I o conseguiria, o pobre do homem acordou com os pés frios e a autópsia, criminosamente recusada pela Igreja de Roma, ao que, pasme-se, a Justiça italiana se submeteu. Oxalá não aconteça o mesmo a Francisco I !...

    Um grande abraço do amigo de sempre, Álamo

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo amigo,é verdade que a Igreja carrega sobre si muitos dos defeitos daqueles que dela fazem parte...

    Não é essa a vontade do seu Fundador, que deixou bem expresso nas páginas do Evangelho, qual o caminho a percorrer, para podermos chegar, onde Ele nos deseja levar...
    No entanto, e apesar de todos os percalços do caminho a Igreja continua a par desses indesejáveis defeitos humanos, a cumprir muitos dos desejos de Quem a fundou...

    Que fique claro que não estou a escrever para "o convencer", mas apenas e só, para repor alguma verdade de acusações injustas que a Igreja também sofre...
    A Igreja tem no Evangelho (como já referi), toda a indicação do caminho a percorrer, mas muitos dos seus membros, "esquecem" por vezes que não podem fazer "tábua rasa" da conduta que lhes é exigida, e caminham "por conta própria", não lhe importando qual deva ser a sua acção no mundo, e enveredam por caminhos tortuosos que são uma traição a tudo e a todos...
    Por exemplo, falando das relações entre a Igreja e o Poder...
    Jesus não esqueceu de mandar que se deve "dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César" ...
    Deve ser essa a base do entendimento, cada um ocupar e fazer aquilo que lhe pertence...

    Depois, a Igreja nunca pode deixar de ter em mente, que foi criada para as pessoas, por isso a pessoa deve estar em qualquer circunstancia...sempre e em primeiro lugar...
    Mas também e felizmente, há muita gente capaz dentro da Igreja, uns mais conhecidos e outros simples anónimos e seria altamente injusto, não reconhecer todo o serviço prestado aos mais necessitados em todo o mundo...
    É claro que muito fica por fazer, mas não há outra Instituição sobre a Terra, que se dedique como a Igreja(milhares de pessoas anónimas) a minorar o sofrimento injusto de tantos milhões de pessoas...
    Muito ficará por fazer, mas muito sofrimento é aliviado, às vezes até, pagando com a própria vida a "afronta" que é para alguma parte da Sociedade, mostrar-lhe a miséria de que essa mesma sociedade é responsável por más práticas (para quem só interessa o ter, esquecendo a necessidade do ser...)de relacionamento entre pessoas...
    Há quem não acredite (eu acredito...), que a Igreja tem em cada momento da sua História o Papa que mais lhe convém (e este convém não é por uma simples conveniência própria...), e por isso devem os que acreditam, ter como uma graça a presença do Papa Francisco...
    Ele irá certamente endireitar muito caminho esconso, que infelizmente alguns sempre trilharam e trilham ainda...
    Todos os católicos de boa vontade assim o esperam e desejam...

    É claro meu amigo, que é impossível em meia dúzia de palavras assim alinhavadas, falar da Igreja...

    Muitas vezes se fala da Igreja, pensando apenas na Hierarquia, mas a Igreja são todos aqueles que sendo baptizados, seguem o Caminho que Jesus para todos traçou...
    Ninguém é obrigado a ser cristão (neste caso que refiro, cristão/católico), mas todos os que o sejam, não podem esquecer em momento algum (mesmo quando falham...e eu só posso responder por mim, que apesar de tudo fazer para seguir um rumo certo, falho muito vezes e sou obrigado a fazer inversão de marcha para retomar o melhor caminho ... ), que temos "caminhos traçados", que passam pelo respeito por todos, muito em especial por aqueles que mais necessitam...

    Um abraço meu amigo e acredite que na Igreja, são muitos mais aqueles que sem se dar por eles, querem um mundo melhor, do que os outros que apenas olham o próprio umbigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que mundo bonito teríamos, se o pensamento - e a acção - de todos, fosse pelo menos próximo do comovente comentário que me enviou, meu estimado amigo MaximinoMartins!...

      Invejo-lhe a fé, tanto como lhe admiro a profundidade das convicções, noutros campos que compartilho consigo, plenamente, como sabe.

      O meu agnosticismo, nascido há mais de meio século, resultou da profunda convicção de que toda e qualquer religião nasceu da mente humana. E consoante a bondade - ou defeito - das suas raízes, propagou-se melhor ou pior por toda a Humanidade, cumprindo os objectivos - bons ou maus - do seu criador.

      Sou um admirador confesso de Jesus Cristo e da parte humana da sua mensagem, admiração que coexiste em mim, pacificamente, com a vertente espiritual que lhe está ligada e que nunca fui capaz de aceitar e compreender, porque me faltará... a Fé! Aquela fé que o anima, meu amigo, e que o torna feliz, enquanto em mim sempre existirá o vazio do nada para além da morte!...

      Jesus Cristo ocupará para mim o pedestal onde coloco os maiores pensadores - materiais - que a Humanidade
      terá produzido! Mas não sou capaz de o considerar único - porque lhe retiro a mensagem espiritual - e vejo-o sempre na companhia de centenas de outros, de que destacarei, Mahatma Gandhi, Karl Marx, Friedrich Engels, Ernesto "Che" Guevara, Nelson Mandela...

      E todos eles hão-de sempre carregar sobre os ombros da sua memória, a maldade e a imperfeição humanas, que lhes adulteraram as mensagens e construíram, quase que perversamente, "mundos absolutamente distintos" daqueles com que terão sonhado! A culpa dessa adulteração, nunca residirá nas suas mensagens, mas na essência da maldade que o Homem transportará sempre consigo.

      A Igreja Católica Apostólica Romana, como a ex-URSS, China, Coreia do Norte, Cuba, África do Sul e até a eventual insanável convivência de castas da grande India, serão meros reflexos do egoísmo e maldade humanas. Porque se afastaram das mensagens dos seus "eternos pais"!...

      Nesta condição, creia que, compartilhando em parte o remate do seu comentário, "são muitos mais aqueles que sem se dar por eles, querem um mundo melhor, do que os outros que apenas olham o próprio umbigo...", não deixo de lhe lembrar que a nocividade de uma só maçâ podre, no seio de um cesto de belos frutos, poderá conduzir em tempo curto, à degradação de todos os outros! Bastará para isso, que lhe somemos, a displicência, o laxismo e a ausência de vigilância, quiçá a recusa de alteração de concepções de mundo e processos e modos de vida...

      Um grande abraço

      Eliminar
  7. Maninho,

    Desde que as respostas aos meus comentários bloguísticos vão parar à caixa de SPAM (descobri isso há pouquíssimos tempo) nem sempre acompanho os blogs amigos.
    Este, tive curiosidade, por mencionares os "mansos" no FB na relação directa com a possibilidade de me alterar o sistema nervoso.
    Pois... tens muita razão. Sejam os assuntos relacionados com o nosso clube seja a Política praticada nos dias de hoje pela "garotada" tiram-me do sério e altero-me com excessiva facilidade. Assim, tenho andado em retiro sabático, para aquietar a desgraçada e ausente glândula H, como lhe chamaste apropriadamente e eu achei graça.

    O amigo Max que não se irrite pois se há uma pessoa crente no Altíssimo sou eu. Em quem não acredito já é nos seus Sumos Representantes que só se juntam aos Ricos e Poderosos esquecendo que Jesus veio pedir apoio para os pobres e abandonados da sorte.

    Abraço de gratidão por responderes por mim mesmo quando não leio os comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida maninha,

      Quero dizer-te, sem presunção de "prof", que já temos idade para conseguir criar dentro da nossa "caixa", dois compartimentos distintos: o primeiro onde armazenamos tudo o que de algum modo nos traz felicidade, nos faz sorrir e dá prazer de viver, o segundo onde vai parar todo o resto, sejam "spams", sejam "mansos", seja a "garotada, irrevogáveis e palhaços", sejam mesmo os "sumos representantes de braço dado com ricos e poderosos desta vida"!...

      Nesta condição, eu quero dizer-te que sou feliz quando te sinto próxima! Não me prives dessa felicidade, que imploro e não dispenso! Estranho?! Não, as "coisas do coração não se explicam, são senhores grandes e não se mandam"!...

      Sobre o Max, quero dizer-te, lembrando-me de uma expressão que o marketing há já alguns anos inventou para Mário Soares e que nem por isso "senti" como muito própria e absolutamente verdadeira, que o Max "é mesmo fixe"! Perguntarás como é que o agnóstico inveterado que sou e conheces bem, poderá ser capaz de dizer isso de um quase "fundamentalista católico"?! Porque com o meu "fundamentalismo agnóstico" coexistem pacificamente, o amor, a amizade, a estima, a admiração, o respeito, a solidariedade e muitos mais sentimentos que me fazem feliz e que me impõem a partilha com aqueles que me proporcionam essa felicidade. Gosto do Max e pronto! Como gosto muito, mas mesmo muito de ti.

      Um abraço e um beijo com a amizade de sempre. Um dia destes, hei-de passar-te à porta, para tos entregar pessoalmente.

      Eliminar
  8. Amigo, agradeço-lhe do coração essa estima que o leva a "assumir no escuro" que eu não sou má pessoa...
    Não nos conhecemos pessoalmente, mas garanto-lhe e não o digo por imodéstia, que se me conhecesse, não pensaria de mim outra coisa diferente...
    É claro que tenho defeitos...
    É claro que nem sempre tenho razão no que digo...mas uma coisa lhe posso dizer...:

    Sou uma pessoa que sabe respeitar as opiniões contrárias, com a certeza de que ninguém sabe tudo, e o saber dos outros...se devidamente aproveitado, pode ajudar-nos a crescer...!!

    Procuro na medida do possível e sempre sabendo que a minha costela humana e frágil, algumas vezes me levará a fazer não o que devo, mas outra coisa qualquer bem diferente...

    Acredito convictamente em Jesus Cristo e nos seus ensinamentos, e não apenas como mais um Homem especial, a juntar a vários que referiu, mas em Jesus Cristo... ao mesmo tempo Homem e Deus...

    Acredito que a felicidade humana, passa efectivamente, por actuar na vida em função da sua pregação...

    É claro que acredito na existência de um lugar, onde depois da morte física, o espírito viverá eternamente...
    E acredito também, que nesse Além...terá de haver lugar junto de Deus, para quem na terra procurou fazer a sua vontade (a vontade de Deus, é claro...)...

    E acredito num outro lugar, onde eternamente também... ficarão os espíritos de quem esqueceu o mandato de Deus e apenas pensou, como referi...no próprio umbigo, à custa da exploração e sofrimento dos outros...

    E agora uma outra coisa lhe quero dizer...:

    Acredito convictamente, que nesse primeiro lugar junto de Deus, estarão muitos que nem acreditaram na existência de Deus, ou nunca conseguiram descobrir a sua verdadeira Essência...mas que na vida se comportaram como seus verdadeiros discípulos...fazendo no dia a dia da sua vida pelos outros mais necessitados...aquilo que muitos outros que dizem acreditar em Deus e se apresentam como seus seguidores, na realidade nada mais são do que oportunistas, pensando que por dizer que seguem a Deus...têm a salvação assegurada...!

    Não tenha medo de ter dúvidas meu amigo...

    Como lhe digo, eu acredito da existência de Deus, de um Deus que é Amor...
    Mas também não tenho só certezas, e muitas vezes luto contra as minhas dúvidas e peço a Deus, que me ajude a compreendê-la e a ultrapassá-las...

    Um abraço do Max

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Max,

      Adorei este seu post, a sua postura perante Deus e as suas expectativas para além desta vida. Eu também penso assim e quanto mais convivo com a Natureza, de que fazemos parte, mais acredito que a Justiça Divina se fará um dia na sua Plenitude.

      Abraços fraternos e leais

      Eliminar
  9. Obrigado pelas sua simpatia...
    Para si também um fraterno abraço...

    Max

    ResponderEliminar