quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O tiro terá saído pela culatra!...


A surdez aparente da rã perneta

«É conhecida a história do cientista que treinou uma rã a saltar ao seu comando de voz – “Salta!” – e, depois, lhe foi amputando as patas, uma a uma, observando o comportamento. Ao cortar-lhe a quarta pata, perante a constatação de que a rã não saltava, nem esboçava movimento, concluiu: uma rã, sem patas, fica surda...»
(Ribeiro e Castro, in Observador)

A maior ironia que encontro na actual cena política portuguesa, onde se assiste a um inusitado destrambelhamento trauliteiro da Direita, como já acentuei em anterior post, vem de José Duarte de Almeida Ribeiro e Castro, ex-líder centrista, cuja argumentação pessoalmente gostaria de ver irromper por toda a Esquerda que, de forma descoroçoante, parece castrada pelo trauliteirismo dos seus adversários, seguindo-lhes os passos e copiando-lhes processos, em aparente e incompreensível manifestação de ausência de estratégia.

Vale a pena ler a extensa mas importante crónica de Ribeiro e Castro, que desmonta e transforma em pó toda a bolorenta  e frágil argumentação das suas próprias hostes.

Vá lá que hoje vimos, pela primeira vez desde 4 de Outubro, essa Direita ficar a falar sózinha, na provocatória questão das "comemorações do 25 de Novembro"! Dividir para reinar seria o seu propósito, mas...

O tiro terá saído pela culatra!...

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário