sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lei de Murphy

Passadas as primeiras reacções, tanto aqui no nosso canto, como por essa Europa fora, parece começar a ganhar forma a resposta que os países da zona Euro há muito deveriam ter dado aos sucessivos ataques à nossa moeda, provenientes do outro lado do Atlântico, encapotadamente liderados pelas agências de "rating", particularmente pela Moody's, que será a que parece ter as costas mais quentes.
A resposta mais rápida e incisiva veio do BCE, pela voz do seu presidente, ao manifestar a disposição do Banco Central de fazer ouvidos de mercador às notações da Moody's. Depois, timidamente, lá veio o ministro das Finanças alemão, sempre com medo da sra. Angela o estar a ouvir, dizer que o que a Moody´s fez é muito feio. Com outros pelo meio, finalmente em Belém "uma agulha buliu na quieta melancolia"!... E agora já se ouve uma porção de gente - cá dentro e lá fora - a dizer que a Europa tem de avançar rapidamente para a sua própria agência de "rating"!... Depois da casa roubada, há que colocar trancas nas portas. Mas Passos Coelho ainda tem muito para sofrer: só lá para Novembro é que os seus parceiros vão começar a tratar de preparar o medicamento para curar a doeça de que padece a UE. E entre a nomeação de uma comissão de estudo e a nomeação final da comissão de instalação, vai mediar o tempo de que o doente necessita para morrer.
Entretanto, enquanto é estudado o processo legal perfeito - deixando de fora os clientes, amigos e compadres  do costume - para nos sacar metade do subsídio de Natal, há que preparar as privatizações. Com a TAP, a CP, a REFER, a CARRIS, os STCP, a RTP e os bocaditos que ainda restam da EDP, GALP e PT, eu confesso com toda a franquezinha que é o lado para onde durmo melhor: umas dão prejuízos colossais ao Estado, outras já não lhe pertencem há muito, portanto, tudo bem. Mas os CTT é que eu não consigo entender. Uma empresa organizada, com uma eficiência acima da média portuguesa e com chorudos lucros em cada ano, porque carga de água deve ser privatizada?!... E o mais engraçado é que estamos a assistir ao encerramento de quase todas as agências que ultimamente tem apresentado prejuízos. Porque será?!... Tenho cá a impressão que por ali andará uma mãozinha qualquer a preparar o terreno para o futuro comprador. E se não fosse o terrível medo de ver confirmada a lei de Murphy, eu até que me atreveria a dizer o nome. Mas o meu medo é tão grande, tão grande!...
E o céu cada vez é menos azul e a água cada vez molha mais...
Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário