quinta-feira, 14 de julho de 2011

Entre o veneno e a carapaça !...

Para os que não conhecem o desenlace de uma luta entre um porco e uma cobra cascavel, eu direi que o réptil, depois de descarregar todo o veneno em si armazenado, em sucessivas quão ineficazes mordeduras sobre o porco, dada a protecção anti-veneno que para este representa a considerável camada de gordura que envolve todo o seu corpo, é trucidado à patada pelo suino e de seguida devorado paulatinamente. Esta não é uma história que o génio humano tenha inventado. É um facto que a mãe Natureza nos oferece e que a ciência inequivocamente já comprovou. Apesar de, aparentemente, o réptil ser o favorito na peleja, acaba por sucumbir e ser devorado.
Vem esta curiosidade da Natureza a propósito das assustadoras semelhanças que existem por um lado, entre as venenosas e quase assassinas agências de "rating" norte-americanas e a cobra cascavel e por outro entre o aparentemente pacífico, pouco inteligente e pacato porco e a nossa ancestral e muito "low-profile" Europa, berço da civilização contemporânea e depositária dos mais fieis princípios do humanismo, da democracia e do progresso social.
Se a mãe Natureza pudesse repetir na disputa actual o resultado que entendeu aplicar na anterior, os povos europeus podiam dormir tranquilos. A minha dúvida é se a Natureza alguma vez será chamada a intervir e se o fosse, se a carapaça europeia seria suficientemente forte para fazer fracassar o poderoso veneno que vem do outro lado do Atlântico.

Até breve 

Sem comentários:

Enviar um comentário