domingo, 17 de novembro de 2013

César das Neves, outro a brincar aos pobrezinhos !...




O economista João César das Neves (JCdN), professor universitário na Universidade Católica, em entrevista concedida ao Diário de Notícias e à TSF (link do vídeo), entendeu considerar que muitos pensionistas andam a "fingir que são pobres", acrescentando também, que o aumento do salário mínimo "é criminoso" para os mais pobres, porque vai limitar o acesso ao mercado de trabalho.

Jesus Cristo, ainda não terão passado 2.000 anos, questionado por um qualquer "jornalista estúpido", sobre os deveres dos "contribuintes" daquele tempo, perante a "alta autoridade tributária" e o deus pai do profeta, terá respondido, "a deus o que é de deus, a césar o que é de césar"! Como em tantas outras profundas parábolas de Cristo, entendo eu que devamos em qualquer episódio das nossas vidas, separar as águas. E no caso da opinião expressa pelo controverso, retrógrado e indecifrável professor universitário, manda-me a consciência entregar-lhe a razão, sem discussão ou contraditório.

Ninguém terá dúvidas que pela cabeça de JCdN, no momento em que se referia aos "pensionistas fingidos de pobres", passaram meteoricamente nomes como, Cavaco Silva,  Almeida Santos, Manuela Ferreira Leite, Pedro Santana Lopes, Manuel Alegre, Eduardo Catroga, Correia de Campos, Luís Filipe Pereira e Daniel Sanches, todos constantes nesta referência.

E ainda acrescentarei à minha conta, citando de memória entre tantos e tantos milhares, Assunção Esteves, Mira Amaral, Carlos Melancia, uma "catrefa" de generais e outras altas patentes militares, um "contentor" de magistrados judiciais e "paletes e paletes" de altos funcionários da administração pública, sendo certo que pelo estupor do crivo largo do meu conhecimento, muitas dezenas de milhar, de que nem o nome saberei, conseguiram passar.

Quanto à outra importante matéria abordada por JCdN, manda-me também a minha consciência de cidadão, dar-lhe inteira razão. O caminho correcto apontará para a redução urgente e imediata do salário mínimo. Quanto mais pobres morrerem de fome, mais drasticamente baixará o desemprego, mais rapidamente assistiremos à recuperação económica e o oásis com que sonha a corja ultraliberal de que faz parte, surgirá por aí, um dia destes, ao virar da esquina.

Apenas me restará uma pequeníssima dúvida. Se JCdN terá paz no país com que sonha, para viver até à idade da reforma e depois também fingir ser pobrezinho!!!...

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário