quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Portugal vai continuar a arder !!!...


Ministro lamenta morte de bombeira de 24 anos



A morte de alguém, seja de quem for, provoca-nos um aperto no estômago. Mas quando as condições em que ocorre se revelam tão trágicas e constatamos a partida de alguém na força e plenitude da sua vida, o aperto passa a dor e a revolta surge, natural e quase selvagem.
 
Ainda que muitos o pareçam esquecer, o espectro imponderável dessa espada terrível que é a morte, paira sobre todos em cada momento das nossas vidas. Mas saber o que se abateu hoje sobre uma jovem de apenas 24 anos, Ana Rita Pereira, mulher, mãe e quase ignorado soldado da paz, é bem mais que doloroso. Traz-nos uma incontida e indignada revolta contra essa corja de farsantes que nos governam, personificados pela ar cândido e condoído de um Ministro da Administração Interna, que apenas nos pretendeu enfiar os dedos pelos olhos dentro. Ele e todos os da sua laia, que em todos os poderes constituídos por aí vegetam, governando-se em vez de governar, estão-se marimbando para todas as "anas ritas" da nossa triste vida colectiva, que têm caído e continuarão a cair.
 
Enquanto a investigação judicial permanecer untando o umbigo com azeite e a espada da justiça continuar tão afiada como um martelo velho, os incêndios continuarão a tornar mais pobre este pobre país e abater bombeiros com a indiferença de uma botifarra pisando formigas.
 
Enquanto a moldura penal de um incendiário não se aproximar de um assassínio e enquanto os responsáveis governativos continuarem a pretender, cândida e cinicamente, camuflar o que sabem e sempre souberam e que passa pela dolorosa realidade de que os maiores incendiários se acolhem dentro da poderosa mafia das empresas de combate aos incêndios.
 
Enquanto os dourados óculos e riscas incontáveis, continuarem sobre os ombros de um ridículo e extenso almirantado na nossa Armada, vivendo à custa da influência sobre a pequenez política dos "compradores de submarinos desnecessários", quando o custo de um só desses "charrocos" daria para equipar o país inteiro com uma eficaz e bem equipada força estatal de combate a incêndios.
 
Enquanto o corpo imponente e também ridículo de generais aeronáuticos de inúmeras estrelas, continuarem a exigir que os céus de Portugal sejam cruzados por aviões de combate supersónicos, que gastam num dia mais combustível que qualquer bombardeiro a descarregar água sobre as nossas matas durante um Verão inteiro.
 
Enquanto um povo inteiro não tomar consciência das razões que se escondem por detrás das mortes de todas as nossas " anas ritas" e das vidas destroçadas de milhares de famílias desde o Minho até á Madeira, Portugal vai continuar a arder. Umas vezes em fogo lento, outras em labaredas e fumos que nos vão roubando o Sol e o ozono!
 
Enquanto um povo inteiro não tomar consciência e persistir em não compreender as palavras do nosso grande e imortal Zeca Afonso:
 
No céu cinzento sob o astro mudo/ Batendo as asas pela noite calada/ Vêm em bandos com pés veludo/ Chupar o sangue fresco da manada.
    
Se alguém se engana com seu ar sisudo/ E lhes franqueia as portas à chegada/ Eles comem tudo, eles comem tudo/ Eles comem tudo e não deixam nada.
 
A toda a parte chegam os vampiros/ Poisam nos prédios poisam nas calçadas/Trazem no ventre despojos antigos/ Mas nada os prende às vidas acabadas.
 
São os mordomos do universo todo/Senhores à força mandadores sem lei/ Enchem as tulhas bebem vinho novo/ Dançam a ronda no pinhal do rei.
 
No chão do medo tombam os vencidos/ Ouvem-se os gritos na noite abafada/ Jazem nos fossos vítimas dum credo/ E não se esgota o sangue da manada.
 
Se alguém se engana com seu ar sisudo/ E lhes franqueia as portas à chegada/ Eles comem tudo, eles comem tudo/ Eles comem tudo e não deixam nada.
 
Portugal vai continuar a arder!!!...
 
Até breve

2 comentários:

  1. Assino tudo quanto escreveste e partilho a tua dor, a tia raiva e a tua indignação.

    Paz a quem perdeu a vida a defender os seus semelhantes.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Amiga.

    "Paz a quem perdeu a vida a defender os seus semelhantes.", porventura a defender quem a matou!...

    Um abraço grande também para ti.

    ResponderEliminar