quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pode ser que ainda vão a tempo...

 

Há algum tempo atrás - já não me lembro bem quando!? - li por aí algures - fiz um esforço tremendo mas não consegui lembrar-me onde!? - que uns investigadores canadianos haviam conseguido, através de estímulos eléctricos proporcionados por eléctrodos aplicados numa zona particular do cérebro denominada de fórnix, conjunto de neurónios que carregam sinais para o hipocampo, sujeitando essa delicada zona a pequenos impulsos de corrente eléctrica, 130 vezes por segundo, dar um primeiro e importante passo na interrupção e eventual regressão do processo degenerativo que conduz à fatal doença de Alzheimer.
 
E recordo-me vagamente - não sei porque a minha recordação será vaga!? - que nos pacientes que se sujeitaram ao tratamento - se a memória não me atraiçoa penso chamarem-se cobaias!? - os cientistas canadianos terão conseguido interromper o processo degenerativo do hipocampo e, em pelo menos dois casos, parece também terem constatado a recuperação celular dessa zona vital da memória.
 
Hoje, um amigo meu do "facebook" - tenho uma ideia que terá partilhado comigo os bons tempos académicos lá pelo Porto e na "aldeola" onde vivo e ele parece que nasceu!? - teve a feliz ideia de "trazer de volta" a morada da fonte onde eu bebera essa bendita água da ciência canadiana. Há quanto tempo eu ansiava "recordar-me"! É que eu sou um daqueles "cidadões"  que ainda vai conseguindo encontrar dentro de si, aquela dose de altruísmo suficiente para contribuir para o bem dos seus "concidadões" e nem imaginam a alegria que me inundou...
 
Acabo de mandar por email, duas mensagens: uma para o nosso Primeiro Ministro e outra para o nosso Ministro das Finanças, aconselhando-os a contactarem a equipa canadense liderada por Andres Lozano. Pode ser que ainda vão a tempo. Ao "palhaço" não enviei nada. É um caso perdido!...
 
Até breve
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário