sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Lágrimas de Pedro Barroso! Mas eu não disse nada disto, claro!...



"Ontem, com aquele concerto na RTP memória, no Auditório Europa ( que já não existe, claro...) foi dia de lembrar e olhar no tempo. E hoje muitas pessoas olhavam para mim com um olhar de cumplicidade e de saudade ao mesmo tempo.

Uns manifestavam-se outros sorriam apenas. Passaram 31 anos daquele Pedro Barroso de ontem. Hoje outro, seguramente mais maduro, menos explosivo, mais sentado.

Mas de facto, apesar das poucas ou nenhumas condições que nos davam para ensaios, naquele tempo havia iniciativa e produção de programas musicais nacionais.

A RTP convidava autores portugueses para exporem e mostrarem a sua obra. Fazia produção própria. Reunia-se uma orquestra e ia-se para a frente. Num dia alinhavam-se temas ensaiava-se luz e som fazia-se tudo. Era um susto mas olha iamos para a frente e saía sempre quaquer coisa!

E - mesmo que pouco, segundo lembro, - pagava-se alguma coisa aos intervenientes. Hoje quando há convites!...- são sempre para actuar à borla - porque é "promocional" aparecer na Tv. O artista supostamente ainda deve agradecer que se lembrem dele; e curvar a cerviz.

Ora. Nesta altura do campeonato é promocional porquê? Eu quero lá saber. Não quero bombear já, nem cavalgar ondas que não são minhas. Aprendi a turbação e a serenidade ao mesmo tempo. A inquietação a reflexão. Aprendi as artes dos homens e as suas fraquezas. Os pequenos deuses efémeros e os valores de sempre.

Aprendi a ter outro relógio do Tempo.

E tenho produção e temas que retratam esse meu modo de entender a arte e a cultura, tão diferente do consumismo pateta que hoje tanto se vive e recomenda.

Verifico com tristeza que quase não passo nem na radio nem na Tv. A 1ª, por critérios que ninguém sabe, ligados a uma politica de playlists baseada nas novidades e lançamentos recentes e a uma indisfarçável hegemonia de algumas editoras; a outra por já não produzir concertos em português há muito tempo. Aproveita quando muito, os que fazemos, se estiver atenta. Ou nem isso.

Supostamente, é tudo uma guerra de audiências. Não sei. Mas programas de musica - como uma vez me disse o imbecil Almerindo - não dão publico. E era ele que mandava na RTP. Ponto. Suponho que ainda se pense assim.

Resta-me aqui e no you tube o testemunho vivo e circulante da minha obra. E a reacção de espanto e apoio de tanta gente. Milhares.

E o discreto orgulho, aqui para nós, de ver que estou muito melhor acompanhado no grupo dos que NÃO passam nos media do que estaria no grupo dos que lá aparecem a toda a hora.

Há luto pela qualidade neste país. Talvez desconfiança. Autismo. Passe o desabafo. Ontem confirmei: - caramba, já ando nisto há tanto tempo! Tantos amigos, tantos anos de musica, tanta estrada! O que faço cada vez mais será para ficar e ser intemporal. Não me interessam as modas. Portanto fico aqui, com os amigos.
Mas eu não disse nada disto, claro.

Sim Pedro! "Há luto pela qualidade neste país", meu Amigo! E pela Arte! E pela Cultura! E pelo que é nosso e genuinamente português!...

E restam-nos os nossos velhos discos, o FB, o Youtube e... a blogosfera, meu Amigo, esse gigante que por enquanto ainda ninguém se lembrou de ostracizar ou mandar calar!...

Entra Amigo, este cantinho também é teu!...



Grande abraço meu Amigo!

Até breve

4 comentários:

  1. Respostas
    1. E vivas tu, também, querida Amiga! Saudades?! Sim, também das tuas palavras! Obrigado.

      Eliminar
  2. Quantos anos se passaram desde um inesquecível concerto no Rivoli (Porto)?
    Que viva e cante por muitos mais anos... quem fala assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que viva a boa música portuguesa! Aquela que nos fala de "quem sente o que vai no peito, no peito vai um país!...

      Abraço amigo.

      Eliminar