sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Socialismo de Mercado vem aí ?!...


Aplaudido por uns, como o mentor de uma nova ideologia económica capaz de dar resposta aos grandes problemas da economia global, nascidos no começo do século XXI e acusado por outros de ser um secretíssimo porta estandarte de uma Nova Ordem Mundial, decorrente das conclusões e objectivos do Clube Bilderberg, aí está o livro "O Capital no Século XXI", de Thomas Piketty, um surprendente e fenomenal sucesso de vendas, que mais não será que um curioso e profundo ensaio sobre a pulsão desigualitária do capitalismo dos nossos dias que, justificadamente, invadiu os media e o debate público à escala universal.

Ainda será porventura demasiado cedo, para concluir se "O Capital" de Piketty poderá alguma vez vir a revelar-se, no impacto e na revolução política e económica, como o herdeiro da obra homónima que Karl Marx começou a publicar em 1867. Como também será extemporânea qualquer precipitada adesão às teorias, quer daqueles que o aplaudem, quer dos seus detractores.



Atrai-me mais o sentimento de que a obra de Piketty, poderá ser mais uma resposta à crise económica que vem varrendo o mundo, que o aprofundamento das ideias de domínio global nascidas em Bilderberg.

Quero acreditar, que Piketty poderá estar a ajudar a lançar a génese de uma nova filosofia política e económica, que os chineses, provavelmente na vanguarda da sua implementação, já designaram como Socialismo de Mercado.

Nesse denominado Socialismo de Mercado, os bancos e a quase totalidade do capital financeiro, são predominantemente estatizados, financiando a indústria, a agricultura e comércio maioritariamente privatizados - as excepções serão os sectores considerados estratégicos. Desta forma é o estado que comanda firmemente a economia, ainda que de forma indirecta e sem necessidade de usar a propriedade, através do crédito.

Esse sistema vem acumulando provas, de estar a ser capaz de promover um crescimento econômico incomparavelmente maior ao que alguma vez evidenciaram, tanto o antigo sistema estatizante integral soviético, quanto o capitalismo neoliberal clássico dos países ocidentais.

Haverá já indicadores seguros e suficientes, que apontarão para que o capitalismo neoliberal ocidental não conseguirá sobreviver à sua próxima - provavelmente muito próxima - grande crise e então, de forma progressiva e global, todo o resto do planeta, será arrastado para a adesão a esse novo Socialismo de Mercado - bancos estatizados e empresas produtivas predominantemente privadas - com o capitalismo a ser finalmente banido e substituído por um novo sistema, ainda melhor, quiçá segundo o previsto por Marx há mais de um século, mas que o Homem se revelou incapaz de compreender e implementar.

Afinal, o remédio é simples! Para anular a completa desregulação e anarquia financeira global, causa primeira e quase exclusiva de todas as crises locais, regionais e globais, bastará num simples estalar de dedos, estatizar totalmente o sector bancário e o capital financeiro e entregar todo o aparelho de produção ao sector privado.

Ou Karl Marx explicou mal, ou o Homem não foi capaz de o perceber! Será Thomas Piketty o anjo salvador capaz de salvar a Humanidade e trazer-lhe mais Justiça e Igualdade?!...

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário