sábado, 25 de fevereiro de 2017

Os deuses devem estar loucos!...


SÓCRATES E CAVACO: A SOMBRA E O FANTASMA


«Não sinto hoje simpatia por José Sócrates e por Cavaco Silva, em quem votei e que me dececionaram por motivos muito diferentes, um dos quais é comum aos dois: a forma rancorosa como olham para os seus adversários políticos, um tique de gente pequena, lamento dizê-lo.

O ex-Presidente lançou agora um livro que considera uma apresentação de contas aos portugueses, sabendo que 99,9% deles não terá acesso à sua leitura ou não verá qualquer interesse no tema. Mas o que a obra revela é uma obsessão por acertar contas com os que se opuseram ao autor, de que é exemplo a classificação de sonolentas que dá às conversas institucionais com Mário Soares, uma pérola de decência à dimensão da oportunidade: Soares já não pode devolver-lhe a parada, e a sua partida, ainda há pouco mais de um mês, torna mais chocante a afronta inútil.

Mas o sentimento revanchista atinge o ponto alto na descrição da sua relação com Sócrates e aí Cavaco – que estará, não duvido, cheio de razão em boa parte do que escreve – volta a perder. Porque malhar politicamente no ex-primeiro-ministro é, por estes tempos, uma triste moda: não se bate num homem caído. Sócrates achará que não, mas o que segue de pé é apenas uma sombra que vagueia e que só um fantasma se lembraria de desafiar.»
(Alexandre Pais, Quinta do Careca)

E por onde andará a bondade dos deuses para permitirem que a "esfíngica figura" tenha regressado dos infernos onde o povo português o colocou?!...

Os deuses devem estar loucos!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Uma pessoa se for mordida por um cão, não se deve baixar e ferrar o dente no cão. O Cavaco professor catedrático , Douturado em finanças públicas ,ministro das finanças primeiro ministro e presidente da república durante 10 anos deixou o pais entregue ao FMI. Deveria ficar sem os diplomas . Não passou de um nabo oportunista. O Sócrates não tinha tempo para fazer nem metade do que dizem que fez. Logo veremos.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se o homem anda pelos infernos ou perdido nas sombras de uma qualquer catacumba. O que me parece é que deve ter-se olhado ao espelho e perguntado: "Espelho meu, há algum Presidente mais eficaz que eu?".

    ... e o resto da história já todos sabem.

    ResponderEliminar