terça-feira, 30 de setembro de 2014

Para os corajosos, a oportunidade !...


"E agora Costa e o seu tempo

«Nada mais poderoso que uma ideia cujo tempo chegou», Victor Hugo!... E a ideia, não as ideias, é o próprio António Costa.

São anos de preparação para o seu tempo. Com um "killer-instinct" - não há líderes sem "killer instinct" - que soube apurar o momento e matar. Chegou o seu tempo, agora vamos ver o que vale António Costa.".
(Rui Calafate, in It's PR Stupid)

Com o distanciamento e a inteligente lucidez de sempre, eis o meu "óscar" para o melhor comentário de quantos encontrei por aí, sobre a esmagadora vitória de António Costa, nas primeiras primárias que Portugal viveu: Rui Calafate!

E a sublime citação de Victor Hugo, génese da perspectiva que nos oferece, conduz-me por arrastamento, a uma outra citação do mesmo pensador, sobre o tempo do futuro com que, implicitamente, RC titula o seu pensamento:

"O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os corajosos, a oportunidade."

A ideia António Costa triunfou! O futuro ninguém se atreverá a adivinhar. Mas dificilmente um homem que revelou tal "killer-instinct", poderá manifestar-se no futuro, fraco e temeroso! Pelo que será lícito e natural envolver o futuro de António Costa, com a aura de oportunidade única, que não deve, nem pode ser desperdiçada!

As ideias de António Costa, que naturais e óbvios ditames estratégicos terão feito ficar no tinteiro durante todo o processo, subentender-se-ão dos seus longos trajecto e discurso políticos. Também, face aos demagógicos, incompetentes e ultra liberais vazio e falhanço da governação actual, não será difícil melhorar. Mas a pedra de toque que poderá fazer António Costa ir de encontro às expectativas de quem o catapultou para o limiar da aventura que há muito lhe terá preenchido os sonhos, será... A CORAGEM! A coragem que terá faltado, entre outras coisas menores, ao último socialista que passou por S. Bento e que acabou por lhe ditar a saída pela porta das trazeiras! Quando se assistiu ao humilhante espectáculo das barbas do vizinho a arder, melhor colocar as nossas de molho...

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário