domingo, 25 de novembro de 2012

Repetir 15 de Outubro, antes que caiamos na sargeta !!!...

 
 
" E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ À IMPLOSÃO FINAL "

Miguel Sousa Tavares, RENDIÇÃO...[última edição do Expresso]:


Fora do círculo dos cinco terroristas económicos que nos governam, fora da nave de loucos supostamente conduzida pelo primeiro-ministro Passos Coelho, não há uma alma penada que não tenha percebido já que seguimos uma estratégia de suicídio colectivo. Se o défice voltou a falhar as previsões este ano, se o desemprego foi “uma desagradável surpresa”, se a recessão foi e será sempre acima do previsto, se a receita fiscal “estranhamente” caiu, mesmo aumentando impostos além do sustentável (tal como se aprende, afinal, em qualquer manual de economia para principiantes, excepto o do António Borges), já não é por culpa do nunca explicado “buraco colossal” que herdaram, nem por culpa do Tribunal Constitucional (cujo acórdão só teria efeito para o ano): é apenas e só por culpa da chocante incompetência desta gente. É porque eles falharam em toda a linha, que vamos agora ter de pagar o seu falhanço de 2012 e o próximo. E assim sucessivamente, até à implosão final.
  (...)
E se aceitarmos que pelo facto de sermos um pequeno país num clube dominado por grandes países, não nos resta nada senão ficar calados e obedecer, então o que está em causa já não é saber como sairemos desta crise, mas o que fazemos na União Europeia. Quando se é convidado para jantar em casa dos poderosos ou avançamos para a mesa como iguais ou acabamos na cozinha, tratados como pedintes.
Eu não me conformo com isso. Entre todas as promessas que traiu, todas as coisas que disse que ia fazer e não fez, e todas as outras que jurou jamais fazer e fez, há uma coisa pela qual Passos Coelho não merece perdão: dizer que estava preparado para governar. A ignorância só é desculpável quando é humilde, não quando se mascara de sapiência e suficiência, sabendo que, com isso, vai causar danos a terceiros de boa-fé. Mas é o que temos, por ora. E, se ele não tem coragem para estar à altura da situação e fazer o que tem de fazer como primeiro-ministro de um país com quase 900 anos de história, que agoniza, sem sentido nem dignidade, pois que acorde então Sua Excelência que habita no Palácio de Belém e que tem o dom de falar quando é fácil ou lhe convém e de ficar calado e quieto quando acha prudente. Que Cavaco Silva obrigue o PM a defender Portugal, que o substitua nisso, se necessário, ou que o demita, se não restar alternativa. Mas que se deixe de silêncios palacianos e jogos florentinos, à mistura com desabafos de alma no Facebook. Eu nem sequer tenho conta no Facebook e não penso vir a tê-la para ler as mensagens criptadas do alter ego do Presidente da República. Ó, sorte a nossa!
 
 
Oh sorte a nossa! Malfadados brandos costumes! De que vale MST não se conformar com isto, nem eu, nem tantos milhões por esse "imenso" Portugal depenado?! De que vale a "esfíngica figura" plantada em Belém?! De que vale tanto e tanto cabeçudo dormitando nas bancadas da AR, quando apenas umas dúzias levantam a sua voz, sempre derrotada pela inércia calculista de outras dúzias que apenas aguardam a chegada da sua hora de render a guarda?! De que vale tudo isto?!...
Em 15 de Outubro a Democracia saiu à rua e abanou o poder. Não chegou! É necessário e urgente a Democracia voltar à rua e continuar a abanar, até que esse poder que nos humilha e traz a fome, caia de vez! É necessário que os promotores de então, voltem à carga. Agora com mais experiência e saber, havemos todos de conseguir dar tal abanão, que toda essa gente caia da cadeira! Antes que caiamos todos nós na sargeta da indigência !!!...
 
Até breve
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Amigo,

    Por estas e outras... é que me vou afastando do convívio blogueiro. Saio sempre mais deprimida do que cá entrei pois o coro de lamúrias, mesmo que justíssimo, não ajuda à nossa preparação para o que aí vem.
    Os jovens que lutem agora por tudo o que conquistámos para eles, talvez até em excesso, tirando-lhes capacidade para se baterem atempadamente. De qualquer modo só não gosto de ouvir os filhos dizerem que esbanjámos demais e agora eles é que vão ter que pagar. E esta hein ?!?!?
    Pois é...

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    De ingratidão está o mundo cheio! Coitados de nós que não tivemos sequer a dízima do que eles desfrutaram enquanto jovens, trabalhámos uma vida inteira para suportar a velhice dos que já partiram e quando chega a nossa hora de receber, ouvimos de quem deveria fazer o mesmo por nós, esta tremenda acusação de que esbanjámos demais. Nem quero classificar essa posição, porque me dói muito. Também sinto instalada cá em casa essa ingratidão. É pena que só depois de partirmos nos hão-de valorizar. Obrigadinho é o que lhes desejo...

    Abraços com a amizade de sempre

    ResponderEliminar