terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O sonho comanda a vida !!!...

Mondeguinho, a Génese !...
A onda avança, vigorosa!... Mas temo que morra na praia, de mansinho, como todas as ondas que banham o "mar" da Ria que me beija a casa e os olhos todas as manhãs. Ah se em vez da pacatez e brandura desta Ria amiga, eu pudesse acordar com o bramir de um mar alteroso, indomável e assustador... Ah pobre e triste povo português que passas toda a tua vida em rias de brandura, desconsolo e servidão. Ah quando virá o dia em que berras, gritas e brames como o mar, esse mar que só os Dias, Gamas e Cabrais conseguiram domar?!...
Guimarães assustou e fez tocar a rebate. Eram poucos?!... Aljubarrota também se fez com poucos. Mas a indignação era muita e a revolta também lá estava. Berraram pouco?!... Mas eu ouvio-os aqui no meu canto! E quantos mais os ouviram ?!... Talvez mais do que a água da fonte de Boliqueime seja capaz de afogar!... Quem sabe?!... O Mondeguinho também é muito pequenino na Estrela, Basófias em Coimbra e grande no Atlântico, por detrás do abrigo do Cabo que lhe engrandeceu o nome.
Ah como era bonito Guimarães ser um novo berço. Não da nacionalidade, que já foi e o tempo não volta para trás. Mas da recuperação da dignidade deste desventurado e espezinhado povo. Ah como era bonito ver engrossar este novo "mondeguinho" e assistir a uma invernosa enxurrada, que começasse por varrer a "esfíngica" figura e levasse depois à sua frente toda essa corja de cucos e papagaios, que nos usurpam o ninho e comem os girassóis!...
Hoje verti a minha humilde lágrima aqui!... Para engrossar o rio da revolta e da indignação. Dizem que já são mais de 25.000 os revoltados e indignados. Amanhã?!... Não sei. Ninguém sabe, mas Deu-la-Deu também não sabia se os galegos iriam embora e ...  deu-lhes os pães da sua fome. E eles foram. Como a "esfinge" também poderá ser obrigada a ir. Se as "lágrimas" da revolta e da indignação de cada um, se juntarem e "fizerem" a enxurrada da libertação. Deixem-me sonhar...

"... Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança !..."


Até breve

sábado, 21 de janeiro de 2012

Afastar de nós este cálice ?!...


Uma onda de indignação revolve este país de lés a lés. As palavras do "Supremo Magistrado da Nação" caíram como uma bomba, um ultraje, uma inaceitável e inqualificável mentira. Finalmente o pai da crise que assola violentamente o país, o mentor primeiro de um modelo de desenvolvimento que, condensando fraude e fracasso e cohabitando despudoradamente com o clientelismo e a corrupção generalizada, atirou um povo inteiro para o precipício,
                                          deixou cair a máscara !...
A água que sobrou do violento temporal que a sua míope acção governativa provocou e continua a provocar no país, nunca o molhou. Convencido do seu papel providencial na vida pública portuguesa, foi colocando sobre a sua esfíngica figura, o manto diáfano da virtude e da infalibilidade - NUNCA ME ENGANO E RARAMENTE TENHO DÚVIDAS!... -, mas como o azeite, a verdade subiu e nadou, nua e crua, quando o silêncio seria mais inteligente e aconselhável: como o vulgar criminoso, Cavaco Silva voltou ao local do crime e refletiu com as inclassificáveis palavras que proferiu, a pobreza da sua figura e o miserabilismo moral e cultural da sua mensagem e dos que, em genuflexão vergonhosa, lhe deram suporte em toda a sua carreira política.
Pouco mais resta a este desesperado e desgraçado povo português, que aguentar este exemplar máximo da desfaçatez até ao final do seu triste e desprezível mandato!... Portugal jamais se poderá comparar a uma potência económica, mas democrática, como os Estados Unidos, onde a lei ainda se sobrepõe a todas as corrupções e jogos de bastidores. Nem sequer se poderá comparar ao Brasil, onde, correndo ainda algum do sangue do crime e da corrupção que herdou do génio luso, à Justiça ainda resta algum pingo de vergonha e de dignidade. Aqui, hoje por hoje e não sei por quantos séculos mais, os "impeachments" de Richard Nixon e Collor de Mello, seriam impossíveis. Razões existem e de sobra, mas a espinha da magistratura portuguesa, tem um desenho mais curvo que a foice dos desaparecidos, corajosos e combativos ceifeiros alentejanos.
Nunca compreendi, em toda a minha sofrida juventude, os quase 50 anos do Estado Novo e a mansidão e brandura deste povo desgraçado e miserável. Hoje começo a compreender melhor, porque pode um povo sofrer tanto e durante tanto tempo. O povo que viveu e sobreviveu na ditadura, nunca teve armas que lhe permitissem vencer os esbirros que o espezinharam tanto tempo. E não fora a terrível luta de defesa de privilégios, não teria havido Capitães nem Abril.
Mas agora que o povo tem nas suas mãos, todas as armas necessárias para derrubar os energúmenos e mentecaptos que nos dirigem e governam, continuo sem compreender porque não somos capazes de...
                                ... afastar de nós este cálice ?!...

Até breve  

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Porca miséria !!!...

In Diário de Notícias
Começa bem o ano de 2012!... Não para o desgraçado do povo português que, de degrau em degrau, vai descendo ao poço negro para onde o atira a corja que nos governa. Mas para todos aqueles que se sentam à mesa do poder e muito particularmente, para aqueles que "vivem das migalhas" que "escorrem" da lauta dita, que o povo submissa e asininamente repõe em cada dia, 2012 será, quase pela certa, um ano de glória.
É um fartar vilanagem!... Nos últimos dias, temos vindo a ser informados sobre as dezenas e dezenas de "pobrezinhos" que recolhem as migalhas nas grandes empresas monopolistas estatais e privadas que, de algum modo vivem ou dependem do orçamento de todos. Ontem, anteontem, hoje e amanhã é um correpio desabrido de "pobres" a correr para EDP's, Águas de Portugal e tantas outras, na busca das redentoras sobras.
Em informação e vídeo disponibilizado aqui, podemos compreender porque Eduardo Catroga se empenhou tanto nas negociações com a Troika, concertando a privatização da EDP. Pudera, com um horizonte de 639 mil euros anuais, qualquer um de nós entregaria de mão beijada, uma das empresas mais pujantes e lucrativas do país. Calhou serem os chineses, mas poderiam ter sido os alemães ou os brasileiros, a Catroga isso não tiraria o sono. O que o fez correr e abdicar do folclórico lugar de Ministro das Finanças, foi a perspectiva de um milionário ordenado mensal que ultrapassa os 45 mil euros!... Mas o pobrezinho, questionado sobre o "balúrdio" que vai embolsar, tem a lata de afirmar que tal "insulto" tem um efeito distributivo para as políticas sociais, como pode ser apreciado aqui. Mas a desfaçatez continua, quando, contrariando as disposições legais ditadas pela austeridade, este pobre paroquiano, vai continuar a receber a sua pensão de reforma de 9.600 euros. A lei diz que não poderão ser acumuladas pensões de reforma com honorários provenientes do desempenho de nova actividade profissional pós-reforma. Mas ao nosso Catroga e milhares e milhares de "catrogas" por esse país fora, as míseras reformas hão-de continuar  a juntar-se às migalhas das EDP's e similares.
Entretanto, Maria - o nome é obviamente fictício, pois a divulgação do seu nome real poderia causar-lhe os transtornos que sabemos - que vegeta a poucas léguas aqui de casa, com um rancho de filhos e o marido desempregado, viu-se obrigada a aceitar um contrato a prazo, de três meses, para trabalhar na loja mais importante de Aveiro, de um tal senhor que transferiu a sede da sua empresa para a Holanda, cumprindo um horário que vai das 00.00 às 05.00 horas da manhã, sem transporte público ou privado que cubra os quase 5 km que a separam do local de trabalho - vai na pasteleira do homem, coberta de ferrugem, coitada! -, para receber, também migalhas, mas bolorentas e intragáveis, que se cifram nuns humilhantes 2.20 Euros em cada hora.

E o povo a que pertence Maria, continua calmo e de costumes brandos. "No pasa nada" neste desgraçado país! Daqui por três anos, também calma e brandamente, lá irá colocar o "papelinho", à espera que o sol brilhe para todos nós! Porca miséria!!!...

Até breve